O fim da calvície? Cientistas descobrem remédio sem querer

Por Bruno M.
Imagem de capa para O fim da calvície? Cientistas descobrem remédio sem querer
monalisa_careca-281x300

Cientistas do Instituto Salk na Califórnia faziam pesquisas sobre as maneiras como o estresse pode afetar as funções gastrointestinais. Pra isso usaram ratos, geneticamente modificados, para produzir em excesso um hormônio de estresse chamado corticotropina ou CRF, corticotrophin-releasing factor, em inglês.
As cobaias geneticamente modificadas começaram a envelhecer e perder os pelos nas costas, ao contrário do grupo de roedores não modificados geneticamente.
Aí os cientistas criaram um peptídeo, uma substância química batizada de “astressin-B”, que bloqueia o efeito do hormônio do estresse, o CRF, e injetaram nos ratos sem pelo.
Tres meses depois os pelos cresceram totalmente, a ponto de os pesquisadores não conseguirem mais distinguir os ratos geneticamente modificados dos demais.
A descoberta acidental, publicada na versão online da revista científica americana PLoS One, da Public Library of Science, pode abrir caminho para um potencial remédio contra calvície em seres humanos. Detalhes no R7.
Em outras palavras, a esperança de ter o topete do Elvis Presley continua acesa e cada dia mais próxima!!! (rs)