Gerações X, Y, Z e Baby Boomers, em qual tribo você se encaixa?

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Gerações X, Y, Z e Baby Boomers, em qual tribo você se encaixa?
gerao2|gera3|gera4

Os Baby Boomers, são as crianças da geração TV, nasceram entre a década de 50 e o ano de 1960. São “filhos” do baby boom, explosão demográfica pós-Segunda Guerra Mundial, que ocorreu em maior escala nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. É a turma da transformação cultural, que participou da revolução dos anos 60, que trouxe ideais de liberdade, os hippies, o feminismo. os movimentos civis a favor dos negros e homossexuais, os festivais de música, e a expressão político-ideológica dos jovens diante da repressão e censura da ditadura militar.

O pessoal da Geração X:  marca o início da tv em cores, da internet e o fim da Guerra Fria. São bebês que nasceram dos anos 1960/1970 e no fim da adolescência viram nascer a era do computador domético.
Nos Estados Unidos, o termo Geração X foi, inicialmente, referido ao período do “baby bust”, ou seja, a geração pós-baby boom, quando as famílias começaram a ter menos filhos por casal. Surgiram adolescentes com hábitos e preocupações diferentes:  jovens que dormiam juntos antes que estivessem casados, não acreditavam em Deus, no governo, nas lideranças, não respeitavam os pais, e tinham apatia política..Uma geração com aumento dos casos de divórcio, e onde surgiram as preocupações com a destruição ambiental e as questões ecológicas.

gera3

Já a Geração Y pegou a cama pronta e surge com características especiais. Os nascidos nos anos 1980 e início da década de 1990  foram os únicos que acompanharam a revolução tecnológica desde pequenos: computador, a internet e o telefone celular. Com acesso fácil à informação e respostas rápídas para suas dúvidas, eles se conectaram desde cedo com o mundo digital e se tornaram muito mais críticos. Nasceu uma geração curiosa, empreendedora, flexível, que troca informações e é capaz de questionar, discordar e desafiar. Jovens que não aceitam explicações simples e óbvias. Mas tem seu lado negativo esse ambiente online: o jeito de se relacionar com as pessoas. Teme-se que a gerãção Y seja bem informada, mas efêmera, imediatista, com certa superficialidade e comportamento alienado.

gera4

E ainda tem a Geração Z, que nasceu da metade da década de 90 pra cá. Uma moçada altamente tecnológica, é que é um resultado das gerações X e Y.
No site TopTalent descobri um lugar onde todas essas gerações convivem: as empresas, que tem uma formação parecida com a dos tradicionais circos. Muitos de seus pilares e cabos são parte da Geração X . Se forem retirados, podem deixar a lona inclinada ou mesma levada ao chão. Outros pilares são da Geração Y e igualmente têm importância na sustentação. E a Geração Z, surge, não como nova, mas como fruto da comunhão de X , etc. e Y, uma miscigenação que traz o entendimento de que o caminho para o sucesso não é restritivo, embora muito competitivo. E as gerações podem e devem se ajudar nessaa caminhada.
Mas a Geração X, etc. tem de se cuidar e observar com atenção os Y. Há muito que aprender com os mais novos, não só o jeito descontraído e rápido de buscar resultados, mas principalmente a emoção na conquista. Esta é inegavelmente a grande lição.
O futuro caminha para a Geração XYZ. E quem não entender isto, pode ficar sem futuro.