Brincadeira das polegadas, no Facebook, é séria: contra o câncer de mama

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Brincadeira das polegadas, no Facebook, é séria: contra o câncer de mama
cancer_de_mama

Mulheres tem espalhado mensagens estranhas no Facebook, com um determinado número + a palavra polegadas. É algo do tipo “36 polegadas”, ou “37 polegadas”.
Um texto aparentemente misterioso, sem nexo, que aguça a curiosidade, principalmente dos homens, que não sabem do que se trata. Elas se divertem com isso.
Mas o enigma esconde uma brincadeira muito séria e positiva. É uma forma silenciosa de falar sobre o câncer de mama, de difundir o assunto e incentivar as mulheres a fazerem aquele exame simples de tocar no seio, todo dia, no banho, para ver se existe algum caroço na mama. 
O câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.
Mas a doença tem cura se for descoberta cedo, no seu estágio inicial, por isso a importância de tocar e apalpar o seio todo dia em busca de possíveis caroços. Ah, e claro, procurar um médico logo em seguida, em caso de dúvida ou certeza.
E voltando às mensagens com número + polegadas, no Facebook,. vamos matar a curiosidade masculina:  o número representa o tamanho do sapato da mulher e a polegada é a senha da campanha de 2011, contra o câncer de mama.
No primeiro ano, o jogo chamou a atenção da imprensa e fez publicar várias matérias em jornais. O lema era escrever a cor do sutiã como o seu status  No ano passado tinha que dizer o local da casa onde você deixava sua bolsa. Agora é o número do sapato + polegadas.
Veja como a campanha novamente deu certo. Chamou a atenção,  nós falamos do câncer de mama aqui no site, você leu, e juntos vamos levar adiante a importância do exame do toque, para prevenção do câncer de mama.
Detalhes no Inca, Instituto Nacional do Câncer.