Bambu, a madeira do futuro, dá lições de vida ao homem

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Bambu, a madeira do futuro, dá lições de vida ao homem
bambu

 

 

 

Há cerca de cinco mil anos o bambu tem sido utilizado na construção de casas em países como Japão e China.
Nos últimos anos, pesquisas na área da construção civil reconheceram sua resistência e durabilidade, e arquitetos do mundo todo redescobriram o bambu, passando a usá-lo em seus projetos.
Nas últimas décadas, em que a sustentabilidade vem norteando os estudos e a procura por novos materiais, o bambu tem sido um dos mais comentados, pois pode estar presente na construção, decoração e no paisagismo.
E por ser um material de baixo custo, renovável e não poluente, está sendo considerado a madeira do futuro.
Esta planta, capaz de se regenerar após o corte e viver até cem anos, também traz consigo algumas verdades e lições que podemos transportar para a nossa vida.
Entre elas a Paciência, a Persistência e a Flexibilidade.
Isso porque, quando uma semente de bambu é plantada, durante um período de mais ou menos 5 anos, nada se vê, todo o crescimento é subterrâneo, onde se forma horizontalmente uma estrutura maciça, e no final do quinto ano é que ele cresce atingindo alturas de até 25 metros.
Na vida da gente existem muitas coisas que são como o bambu.
Você trabalha, investe tempo, esforço, sacrifício e nada aparece por semanas, meses, ou anos, causando tristeza e frustração.
Mas, o bambu nos ensina que não devemos desistir de nossos projetos, de nossos sonhos, como quase sempre acontece; que é preciso ter paciência e persistência para alcançarmos nossos objetivos.
Flexibilidade é a terceira lição que o bambu nos ensina. Durante uma tempestade ou ventania o bambu dobra, mas não se quebra, enquanto uma árvore rígida quebra-se com um vento muito forte.
O bambu não, depois que o vendaval passa, volta intacto à posição original.
A flexibilidade é a capacidade de se adaptar às mais diversas situações, o que significa que quanto mais flexível formos, maior é a possibilidade de nos sairmos vitoriosos nos temporais da vida.
A grande verdade do bambu e o seu maior exemplo é que ele é um modelo de personalidade a ser seguido: é firme, porém, flexível; elegante, mas, discreto; altivo, sem ser arrogante.
E, acima de tudo, uma planta simples.
Pense nisso.

Luisa Borges