Retrospectiva SoNoticiaBoa 2011: Tecnologia “Sucesso paga tratamento”

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Retrospectiva SoNoticiaBoa 2011: Tecnologia “Sucesso paga tratamento”
ISABELA|folha|rafaelapple|game

 

Sucessono Youtube ajuda a pagar tratamento da menina Isabela

O vídeo caseiro, em que a menina Isabela diz para o pai, “Não fecha a porta, tá? Tranquilo?”, por ele ter fechado a porta do quintal onde ela estava brincando, rendeu bons lucros para a família,.
O pai, Felipe Horst, recebeu um convite do Google para se tornar parceiro do YouTube. Além de receber dinheiro pela publicidade inserida no vídeo, o canal “Menina Isabela”  Horst fez novos vídeos com a filha e a página já recebeu mais de 30 milhões de visitas.
Isabela nasceu com um problema no braço direito: uma lesão grave nos nervos. Com menos de 2 anos, ela passou por uma cirurgia delicada para retomar o movimento.
 A renda inesperada do YouTube ajudou a família a quitar a dívida da cirurgia. Detalhes aqui.
cachorro
Chip faz família reencontrar cachorro desaparecido há 5 anos
O cachorro da foto acima, desaparecido desde 2006, do jardim de uma casa na região de Birmingham, na Grã-Bretanha, foi encontrado e devolvido aos donos agora, 5 anos depois. 
T-Bone, foi encontrado pelo motorista de um ônibus urbano graças a um chip. O aparelho eletrônico tinha informações do animal e de onde morava.
A família já tinha espalhado dezenas de cartazes com a foto do cão, e havia perdido as esperanças de encontrá-lo. Detalhes aqui.

rafaelapple
Brasiliense de 13 anos faz aplicativos para a Apple
O nome dele é Rafel Costa, um adolescente de 13 anos que estuda na sétima série do colégio Leonardo da Vinci, em Brasília. 
O adolescente aprendeu a escrever seu nome quando tinha 4 anos, em um computador. Aos 9 anos desenvolveu um vírus do tipo Cavalo de Tróia para fazer uma brincadeira com a mãe, a pedagoga Patrícia Costa, de 39 anos. E aos 12 criou seu primeiro aplicativo para o iPhone,da Apple, uma das maiores empresas de informática do mundo Hoje é um dos mais jovens colaboradores da multinacional. Detalhes aqui.  
game
Menino de 9 anos cria o game mais baixado da internet
O garoto é americano. Chama-se Owain Weinert. Tem 9 anos de idade e é o autor de um dos jogos mais baixados do momento: o Allied Star Police (ou A.S.P.) , um game de estratégia, em formato de batalha espacial.
Nos últimos dias o game esteve entre os mais populares na loja da Apple.
É uma história de superação. Segundo Ronaldo Lemos, da Folha,  Owain sofre de leucemia. Detalhes aqui.

folha
Folha comemora 90 anos e coloca todo seu arquivo na internet

O jornal Folha de São Paulo completou 90 anos. Pra comemorar com o leitor,  lançou seu acervo online, completo, com todas as edições do jornal desde 1921. Lá você pode pesquisar desde as notícias, por exemplo, do dia em que você nasceu, até os dados da história desses 90 anos.
O acesso ao contéudo é gratuito por um período de degustação e abrange cerca de 1,8 milhão de páginas e inclui as edições da “Folha da Noite”, da “Folha da Manhã” e da Folha de S.Paulo. Futuramente, a “Folha da Tarde” e o “Notícias Populares” também serão digitalizados. Detalhes aqui.