Obras de arte do MAM e da Pinacoteca de SP estão em alta definição na internet

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Obras de arte do MAM e da Pinacoteca de SP estão em alta definição na internet
museu

Por Gerson Belchior
O Google lançou esta semana um serviço que exibe fotografias, em alta resolução, das obras de arte de dois museus brasileiros.
Google Art Project, que já existia desde 2011 com acervo de museus do mundo todo, agora usou a mesma tecnologia do Street View para visitas virtuais em 360 graus a dois museus da cidade de São Paulo, o MAM (Museu de Arte Moderna) e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Números
São 98 obras da Pinacoteca e 89 do MAM já disponíveis para os amantes da arte em altíssima resolução (7 bilhões de pixels).
Ao todo, o serviço Art Project já tem cerca de 30 mil obras do acervo de 151 galerias de 40 países, entre elas: Uffizzi (Florença), Palácio de Versalhes (França), Museu Kampa (Praga), Museu Van Gogh (Amsterdã), Museu Estatal Hermitage (São Petersburgo, Rússia) e agora mais os dois museus paulistas.
Interatividade
Além de poder navegar por museus, pelos títulos das obras ou até pelo nome do artista, o usuário pode criar uma galeria particular com as obras preferidas e compartilhá-la com seus contatos nas redes sociais.
É possível ver detalhes das obras com o zoom, ler seus resumos informativos e clicando no bonequinho do Street View vc literalmente “entra” no museu e pode passear pelos seus corredores.
Propósito
O responsável pelo Art Project na América Latina, Alessandro Germano, explica que o recurso funciona como um complemento à experiência de visitar um museu, pois infelizmente nem todos podem frequentar vários museus do mundo. 
“Nosso objetivo é tornar a arte universalmente acessível, trazer novas formas de interação e complementar a experiência que se tem ao visitar o museu.”
Na América Latina serão dez os museus participantes do projeto. 
Serviço:
O endereço do Google Art Project é: http://www.googleartproject.com/pt-br/