CEF e BB baixam os juros para bancos privados seguirem e a economia aquecer

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para CEF e BB baixam os juros para bancos privados seguirem e a economia aquecer
taxa_juros
O presidente da Caixa Econômica Federal anunciou um corte nas taxas de juros cobradas pelo banco estatal. Veja aqui a derrubada dos juros da CEF.
A Caixa foi mais agressiva na redução do que o Banco do Brasil, que seguiu orientações do governo federal, e baixou suas taxas na semana passada.

O BB anunciou reduções nas taxas de juros do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, ambos para 3% ao mês.

O corte de aproximadamente 75% será apenas para clientes que recebem salário pela instituição e que aderirem cestas de serviços específicas: os juros cairam de 13,62% para 3% ao mês no crédito rotativo do cartão.
O BB também deixou a taxa do financiamento de veículo entre as mais baixas do mercado, passando na frente dos bancos das montadoras, que trabalham só com esse tipo de crédito e têm taxas menores.
Os juros do financiamento de veículos do BB recuaram de, pelo menos, 1,24% ao mês para 0,99% ao mês.
Para o cliente que adquirir serviços de turismo, materiais de construção, eletroeletrônicos, equipamentos de informática, entre outros bens e serviços, o BB divulga uma baixa em 45% do juro médio, medida que pretende estimular o consumo.
O banco aumentará ainda em R$ 26,8 bilhões os limites de crédito para micro e pequenas empresas e em R$ 16,3 bilhões os limites para pessoas físicas.
O mercado financeiro está próximo de uma mudança em relação aos juros. Mesmo com taxas que ainda não chegam perto dos países mais desenvolvidos, a tendência é que o custo médio do crédito para os consumidores caia, ao menos, pela metade em várias modalidades.
Depois da iniciativa do BB e da CEF o Bradesco informou que está avaliando a possibilidade de um corte nos juros.
Itaú Unibanco disse que o cenário está em análise para a decisão sobre a queda.
O Santander comunicou que já diminuiu o valor das taxas nos últimos meses.
JUROS – Os bancos públicos traçaram as reduções nos juros para acompanhar o momento em que o governo quer fomentar a economia interna para segurar os impactos da crise internacional.
Mas as taxas menores estão bem distantes da Selic , a taxa básica dos juros no País, que está em 9,75% ao ano.
O financiamento de veículos do BB, com o mínimo que será cobrado com a redução, sairá por 12,5% ao ano, 2,75 pontos percentuais acima da Selic atual.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a taxa básica de juros está em 0,25% ao ano.
No Japão e no Canadá, respectivamente, 0,10% e 1% ao ano.
E na China, mais próxima ao Brasil, o percentual ainda é mais baixo, de 6,56% ao ano.