Fim da compulsão: comer doces de manhã emagrece e não deixa engordar de novo

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Fim da compulsão: comer doces de manhã emagrece e não deixa engordar de novo
Bolo pudim, receita especial para dias especiais. Reprodução: Internet
Em fevereiro nós noticiamos aqui no SoNoticiBoa que uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv tinha descoberto que comer pedaços de pudim ou bolo, no café da manhã, é uma estratégia saudável aos regimes.
Agora uma nova pesquisa, da mesma universidade, comprovou que quem come doce no café da manhã, além de perder peso com mais facilidade, não voltar a engordar. Isso mesmo: fica longe do chamado “efeito sanfona”.

No estudo os voluntários perderam cerca de 15 kg em 4 meses.

Aqueles que não ingeriram doce no café da manhã recuperaram cerca de 11 kg.
Já aqueles que adotaram alguma guloseima, como bolo ou biscoito, por exemplo, continuaram emagrecendo e não engordaram novamente.
Na conclusão dos especialistas, o doce inserido no café da manhã ajuda a conter a compulsão por alimentos calóricos ao longo do dia. Ou seja, a vontade de comer doces à tarde ou à noite diminui.
Para chegar a essa conclusão, o estudo analisou, durante oito meses, o comportamento alimentar de 200 adultos obesos e não diabéticos.
Apesar do cardápio composto pelo mesmo número de calorias (1600 para homens e 1400 para mulheres), a pesquisa dividiu os voluntários em dois grupos.
O primeiro ingeriu um café da manhã de 304 calorias, com dez gramas de carboidratos e proteínas magras, como leite, queijo, clara de ovo e atum.
O segundo grupo consumiu 600 calorias no café da manhã, composto por 45 gramas de proteínas e 60 gramas de carboidratos, que permitiam o consumo de um doce, como biscoito ou bolo.    
Os cientistas explicam que uma dieta eficaz não deve reduzir apenas medidas, mas conter a compulsão por comida e o desejo por doces.
Dessa forma é mais difícil recuperar o peso.
No caso do novo estudo, o plano alimentar que inclui o doce no café da manhã pode ajudar a reduzir a fome e os desejos por açúcar e gorduras, evitando o consumo de outros alimentos calóricos ao longo do dia. 
O exame de sangue dos voluntários também revelou boas notícias.
Entre os participantes que consumiram a sobremesa no café da manhã, os níveis de grelina, o hormônio da fome, caiu 45%, enquanto o outro grupo reduziu essa taxa em 30%.
Com informações do GNT Saúde.