Farol inteligente anti-chuva fará tempestade parecer garoa

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Farol inteligente anti-chuva fará tempestade parecer garoa
chuva_1|chuva_2

Por Gerson Belchior 
Quem já dirigiu à noite, durante uma forte chuva, sabe o desafio que é.O farol, em vez de iluminar a estrada, ilumina as gotas de chuva, dispersando a luz.
Nesta situação, quando outro carro vem no sentido contrario a visibilidade piora, se torna nula, e coloca motorista e passageiros numa situação perigosa. 

Invenção
Engenheiros americanos estavam desenvolvendo uma tecnologia para projetar imagens em cortinas de água, onde a luz precisava acertar as gotículas com precisão. Invertendo o processo eles conseguiram fazer a luz passar somente pelas frestas entre as gotículas, e a base do farol inteligente estava criada. 
Como funciona
O farol inteligente utiliza uma câmera infravermelha e um programa para prever onde as gotas estarão e desativa o feixe de luz que incidiriam sobre elas.

chuva_2

O processo também funciona com neve.
“Um olho humano não é capaz de ver o piscar dos faróis,” garantem os pesquisadores. “E como as partículas em precipitação não são iluminadas, o motorista nem mesmo verá a chuva ou a neve.”
Benefícios
Alem da segurança para motorista e passageiros, o sistema também poderá detectar os veículos vindo em sentido contrário, desligando os feixes de luz que iriam na direção dos olhos do outro motorista, acabando com a necessidade de alternar entre luz alta e luz baixa.
Para saber mais: