Archive: “biblioteca da internet” ganha reportagens de 20 tvs americanas

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Archive: “biblioteca da internet” ganha reportagens de 20 tvs americanas
canais_news
A partir desta terça-feira, 18, o Archive contará com mais de 350 mil programas de cunho jornalístico, com textos, áudios e vídeos, de 20 canais de notícias, como CNN, FOX News, NBC News e PBS.
Inspirado na Biblioteca de Alexandria, o “Internet Archive“, o site funciona como uma espécie de biblioteca de dados encontrados na internet e arquivos digitalizados.

O arquivo foi fundado em 1996 pelo engenheiro de informática Brewster Kahle.

Kahle diz que pretende ajudar as gerações futuras, começando pelas eleições presidenciais que acontecerão em novembro deste ano.
“Caso queiram saber exatamente o que o Mitt Romney (candidato republicano) disse sobre o sistema de saúde em 2009, vocês terão como saber”, afirmou o criador.
Para realizar a busca, o usuário terá de digitar algumas palavras chaves e escolher um possível período do acontecimento.
Para filtrar os resultados, o sistema conta com uma interface que permite a visualização de pequenos clipes de 30 segundos, ajudando na localização da notícia desejada.  
A proposta não é substituir os canais de notícias, mas disponibilizar o material para todos, “não queremos substituir a CNN.com”, explicou, e todo conteúdo gravado será colocado no ar 24 horas após a sua exibição na televisão. 
O “Internet Archive” conta com cerca de 9000 terabytes de dados.
Com informações do NYT.