Bloco de tijolo ecológico feito com restos de obra preserva o meio ambiente

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Bloco de tijolo ecológico feito com restos de obra preserva o meio ambiente
blocos_de_tijolo
Um grupo de engenheiros do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, Universidade de São Paulo, desenvolveu um novo tipo de bloco de tijolo criado a partir da reciclagem de resíduos sólidos industriais.
Além de permitir uma maior economia de recursos naturais, a novidade contribuirá também para reduzir a despesa das indústrias com o envio destes materiais para aterros específicos. 

De acordo com a Agência de Notícias da USP, o bloco, que começou a ser pensado em 2008, usa areia de fundição, que substitui 70% da areia normalmente utilizada, e é também composto por um resíduo que sobra da produção do aço, que consegue substituir em 100% a utilização de pedra.  

Inicialmente, o novo bloco foi usado para fabricar de peças para pavimentação, mas, segundo a equipe que o criou, pode também ser usado em guias, mobiliário urbano, e na execução de calçadas. 
Segundo Javier Mazariegos Pablos, engenheiro de materiais e professor do Departamento de Arquitetura da USP, envolvido no desenvolvimento do bloco ecológico, a invenção permite dar uma nova vida a resíduos altamente nocivos para o meio ambiente, preservando recursos reduzindo custos para as empresas. 
“A questão da preservação do meio ambiente é muito importante e esteve presente na idealização deste novo produto”, concluiu o engenheiro.
Com informações da Agência de Notícias da USP