Pulseira para surdos transforma mensagens sonoras em texto: criação brasileira

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Pulseira para surdos transforma mensagens sonoras em texto: criação brasileira
pulseira_surdo
Universitarios brasileiros criaram uma pulseira capaz de ajudar deficientes auditivos em ambientes como aeroportos, onde todas as informações são transmitidas por alto-falantes
A pulseira transforma em texto as informações transmitidas por alto-falantes e áudios do ambiente.
O projeto é tão interessante que foi premiado neste mês pelo IDEA Brasil 2012, a edição nacional do maior prêmio dedicado ao design dos Estados Unidos, o International Design Excellence Awards.

A ideia da ID Sonora, como foi batizado o projeto, partiu de um grupo de nove alunos do curso de Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Eles desenvolveram o projeto com para melhorar a qualidade de vida de deficientes auditivos, especialmente em lugares que anunciam uma série de serviços por meio de alto-falantes, aeroportos e teatros.
“A pulseira possui tela em alta definição e com uma menor espessura, touch-screen, wi-fi e sistema sonoro”, disse Simone Rockenbach, de 24 anos, aluna da universidade e uma das idealizadoras da pulseira, à Veja.
O aparelho pesa 200 gramas e é feito de silicone.
Ele usa a tecnologia Speaker — a mesma que transforma em legendas de texto os áudios da televisão — e um outro software criado pelo pai de um dos estudantes que traduz em texto as mensagens sonoras específicas emitidas por alto-falantes e envia ao ID Sonora por Bluetooth.
Para isso, os aeroportos, teatros e outros lugares interessados na ID Sonora teriam que comprar o sistema ou firmar uma pareceria com a marca.
Com informações da Veja.