Grafeno, o novo milagre da tecnologia: resistente, rápido e se autorregenera

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Grafeno, o novo milagre da tecnologia: resistente, rápido e se autorregenera
grafeno
Por Roberto Garini
Você acha difícil camuflar perfeitamente alguém ou alguma coisa?
Cientistas da Universidade de Michigan, estão a um passo dessa nova realidade, graças ao Grafeno.
Esse projeto segue no caminho tecnológico da aplicação desse novo material e sua utilização em nanotecnologia.

Em forma de uma capa que cobre totalmente o objeto a ser camuflado, os nanotubos de Grafeno absorvem totalmente a luz.

Se absorvem totalmente não sobra luz para que os olhos enxerguem.
O Grafeno foi descoberto em 1994 por Hans Peter Boehm.
Este material tem inúmeras aplicações e já esta sendo considerado o material do futuro, mais ou menos o que o silício é hoje para a ciência.
Os trabalhos revolucionários com o Grafeno deram o prêmio Nobel de Física em 2010 à Konstantin Novoselov.e a  Andre Geim. 

Veja algumas das milagrosas aplicações do Grafeno.
Anti corrosivo
Pesquisadores descobriram que o material apresenta uma proteção anticorrosiva 100 vezes mais eficiente do que materiais disponíveis atualmente.  A matéria-prima pode ser recoberta com uma camada de Grafeno transparente que em nada afeta a aparência de peças metálicas.
Autorregeneração
Os cientistas mostraram que este novo material pode ser usado na fabricação de transistores, semicondutores, baterias e em inumeras aplicações. E pode ser autorregenerativo – sim, você já pode pensar no Exterminador do Futuro, com o Grafeno.

Baterias com cargas mais rápidas
Engenheiros da Universidade de Stanford foram capazes de acelerar uma recarga de bateria em mil vezes – tudo a partir do Grafeno. O que a equipe fez foi colocá-lo no lugar do carbono, que era um dos elementos presentes na solução responsável por fazer a condução. O grande problema técnico com o Grafeno é fazê-lo parar de conduzir elétrons. 
Transforma água salgada em potável
Esse processo, criado por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), consiste na transição da água salgada através de um filtro de Grafeno extremamente fino. Este filtro tem uma película tão fina que só passa a água, ou melhor, as moléculas de água. Assim, o sal ( NaCl ) fica retido nesse filtro. A nova técnica apresenta resultados de pureza duas a três vezes melhores do que os métodos adotados atualmente.
Tecido inteligente
Pesquisadores da Universidade de Exeter afirmam ter inventado um material condutor de eletricidade mais transparente, mais leve e mais flexível do mundo. O novo material foi batizado de GraphExeter . O GraphExeter é feito com duas camadas de Grafeno, com moléculas de cloreto férrico entre elas. De acordo com o relatório dos pesquisadores, o cloreto férrico melhora muito a condutividade elétrica do Grafeno, mas não afeta sua transparência.
O GraphExeter poderia ser usado em uma ampla variedade de dispositivos eletrônicos, e também em produtos eletrônicos para nos vestirmos, como camisetas digitais.
O Grafeno é hoje a grande esperança dos cientistas para a criação da internet ultra rápida. Estudos realizados na Inglaterra mostram velocidades 100 vezes maiores do que a que conhecemos hoje.
Com informações do TecMundo
Roberto.garini@sonoticiaboa.com.br