Nova lâmpada de plástico: não quebra, não faz mal à saúde e ilumina mais

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Nova lâmpada de plástico: não quebra, não faz mal à saúde e ilumina mais
lampada_de_plastico

Por Roberto Garini, para o SóNotíciaBoa.

Muita gente se queixa de que as luzes fluorescentes incomodam seus olhos.

Outras reclamam do zumbido, quando sentam em uma mesa logo abaixo delas.

A boa notícia é que as lâmpadas fluorescentes poderão ser substituídas, em breve, por um novo sistema de iluminação à base de lâmpadas feitas de camadas de plástico.

A descoberta, publicada na edição deste mês da revista Organic Electronics, é de uma equipe de pesquisadores norte-americanos.

A nova tecnologia de lâmpadas, criada na Universidade de Wake Forest, garante maior eficácia e luminosidade, em comparação com as que existem no mercado.

A nova lâmpada emite luz macia e branca, não o brilho amarelado de lâmpadas fluorescentes, ou com tom azulado das lâmpadas de Led, atualmente em uso.

Segundo David Carroll, o cientista líder no desenvolvimento desta tecnologia além de não quebrar, essas lâmpadas não contém materiais perigosos à saúde.

Essa tecnologia usa uma nano-engenharia de matriz polimérica para converter a carga em luz.

Isso permite que seja criada uma nova lâmpada, que pode superar um dos maiores obstáculos ao uso de lâmpadas de plástico em edifícios comerciais e residências.

O dispositivo é feito de três camadas de uma emulsão de polímero perfeitamente branco misturado com uma pequena quantidade de nano materiais que brilham quando estimuladas.

Essas camadas criam então uma luz brilhante e perfeitamente branca semelhante à luz do sol, que olhos humanos preferem.

No entanto, ela pode ser feita em qualquer cor e de qualquer forma, a partir de 2×4 metros em folhas que substituem a iluminação de escritório, ou a tradicional lâmpada de Edison.

Esta solução nova em iluminação é pelo menos duas vezes tão eficiente quanto as lâmpadas fluorescentes compactas (CFL) e em igual luminosidade que as de Led.

Mas essas lâmpadas não são de vidro, não vão quebrar, ou contaminar um ambiente como as lâmpadas fluorescentes compactas, ou suas imitações de Led.

A produção em larga escala já começou e a nova lâmpada poderá começar a ser vendida no fim do ano que vem.

Como se pode notar logo estaremos economizando muito mais energia com as novas tecnologias que se constroem todos os dias.

Com informações do Phys.

roberto.garini@sonoticiaboa.com.br