Nasa tranquiliza: asteróide não vai se chocar com a terra

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Nasa tranquiliza: asteróide não vai se chocar com a terra
asteroide_da_14
Por Rinaldo de Oliveira
A Nasa garante que o asteroide que passará perto da terra nesta sexta-feira 15 de fevereiro de 2013, sobrevoando o nosso planeta na menor distância já registrada em um corpo celeste do seu tamanho, estará longe o suficiente para não causar problemas por aqui.
O asteroide 2012 DA 14, descoberto por acaso por astrônomos depois de ter passado na imediações em fevereiro de 2012, passará a apenas 27.700 km da superfície da Terra, informou a agência especial dos EUA.

Essa distância está além da atmosfera terrestre, mas é mais próxima do que a órbita da maioria dos satélites meteorológicos e de comunicações.

“A órbita deste asteroide é tão conhecida que podemos dizer, com confiança, que mesmo considerando as incertezas orbitais, ele não poderá se aproximar mais do que 27.520 km da superfície da Terra. Portanto, o impacto com a Terra não é possível”, assegurou Donald Yeomans, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.
“Ao mesmo tempo, passará a 8.047 km dentro do cinturão” de satélites, disse Yeomans a jornalistas, afirmando que a rota do asteroide o coloca no lugar perfeito para não provocar danos de impacto.
Segundo as previsões, o asteroide fará sua maior aproximação da Terra por volta das 17h54 de 15 de fevereiro (hora de Brasília, 19h24 GMT), com margem de erro de um ou dois minutos, e passará sobre o Oceano Índico, na altura da ilha de Sumatra.
Segundo os astrônomos, o corpo celeste ficará visível, com a ajuda de um telescópio, no leste europeu, na Austrália e na Ásia. Portanto, não poderá ser visto aqui no Brasil.
A Nasa estima que um pequeno asteroide como o 2012 DA 14 passe pela Terra a cada 40 anos, em média, mas só atinja o nosso planeta uma vez a cada 1.200 anos.
Com informações da EFE. Assista a explicação da Nasa, em inglês: