5 erros comuns em fotos postadas na internet: saiba como evitar

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para 5 erros comuns em fotos postadas na internet: saiba como evitar
foto1|foto2|foto3|foto_4|foto5|foto6|foto_7|foto_9|foto7|foto8|foto_10|foto_11|foto_12
Por Gerson Belchior
Na era da fotografia digital, em que os celulares são equipados com câmeras de ótima definição, é difícil lembrar que até pouco tempo atrás máquinas fotográficas usavam um insumo, chamado “filme”, e que cada rolo tirava até 36 fotos no máximo. 
Se errasse a foto, ou alguém piscasse na hora “H”, o fotógrafo só saberia após a revelação, e aquele momento estava perdido para sempre.
Agora, tirar mais de 300 fotos em uma viagem de poucos dias e depois ainda postar tudo na internet é normal.

Mas quantas dessas fotos são realmente boas?

Quais são os erros mais comuns? 
O paulistano Wagner Malagrine, que tem 46 anos de idade e 28 anos como fotógrafo profissional, conta aqui os 5 erros mais comuns nas fotos postadas na internet, e dá dicas de como melhorar suas fotos.
“Tirar muitas fotos no Zoológico é comum, mas fazer apenas uma foto muito legal da girafa pode ser muito mais interessante”. 
Erro 1 –  Centralizar o ponto de atenção das fotos.
Solução: Mudar a composição usando a regra dos 3/3
Para a foto ficar interessante, o ideal é colocar o local da imagem que deseja chamar a atenção nos pontos vermelhos do quadro abaixo. “Centralizar esses pontos deixa a foto com aspecto comum e desinteressante”, diz Malagrine.
foto2
foto3
Erro 2 –  Tirar foto de si mesmo fazendo “bico de pato”.
Virou modinha entre a garotada, mas é feio demais. Está ai a dona Monalisa para comprovar o ponto de vista.
foto_4
Erro 3 –  Colocar o ISO sempre no valor maior para “melhorar” as fotos.
Solução: Quando a câmera/celular tiver a opção, aprender a regular o ISO para as diferentes situações.
ISO significa “International Organization for Standardization“  – em português é “Organização Internacional para Padronização”.
“Suas classificações de velocidade de filme/sensor,  como ISO 100, 400, 800, servem pra indicar a quantidade de luz necessária para provocar uma determinada exposição, ou seja, queimar o filme/sensor, e produzir uma foto.” Explica.
Quando usar ISO alto: Fotos com muito movimento em condições de baixa luminosidade. (Futebol, corrida, etc.)
Quando usar o ISO baixo: Quanto maior o ISO, maior granulação na imagem. Usar o ISO baixo em situações com alta luminosidade e pouco movimento.
Erro 4 – Criar álbuns de fotos intermináveis nas redes sociais.
É verdade que praticamente não existem limites para quantidade de fotos postadas.
Não é a toa que a maior coleção de fotos da internet está no Facebook.
Conforme uma pesquisa feita em 2011, a rede social contava com cerca de 60 bilhões de fotografias. Para você ter uma ideia, o Flickr na mesma época contava com 5 bilhões e o Picasa com 7 bilhões.
Não é por isso que você deve que colocar todas as 300 fotos da sua viagem, ou do seu passeio no Zoo, em um álbum que nem seu melhor amigo vai ter paciência de ver inteiro.
Apenas uma foto da girafa bem tirada vale muito mais que 30 fotos de macacos fazendo macaquices. Tire quantas fotos quiser, capriche em algumas, e poste somente as interessantes. Seja auto critico.
Erro 5 – Tirar e postar fotos do “nada”.
Sabe aquelas fotos tiradas simplesmente para apertar o botão da câmera? Fotos que se seu equipamento não fosse digital e usassem as minguadas 36 poses do filme analógico, nunca iriam ser tiradas? Controle-se e evite-as, nem seus amigos e nem mesmo você vai querer as ver em um álbum. Seja ele analógico ou digital. 
foto5
Como usar um equipamento semi-profissional
Muitas pessoas compram equipamentos semi-profissionais e usam todas as opções sempre no automático. 
Abaixo Malagrine mostra como usar alguns destes recursos manuais e tirar maior proveito do equipamento.
Lentes
Quanto maior o angulo da lente, maior a amplitude que se consegue enquadrar. Quanto menor, maior é a distancia a se alcançar.
foto6
Lente Grande Angular – 180°
No caso abaixo, a foto com uma grande angular permite que praticamente toda a imagem fique em foco. 
foto_7
Lente Tele Objetiva – 2,5º
Neste caso, uma área de amplitude pequena é captada. 
Notem que o foco da imagem se dá no piloto, e que o resto fica elegantemente desfocado.
foto_9
Tempo de exposição
Malagrine usa o exemplo de uma torneira aberta para explicar o tempo de exposição:
“Uma torneira bem aberta enche rapidamente um copo, mais fechada enche o copo mais devagar. Assim também acontece com a luz”, exemplifica.
A “torneira” no caso é um dispositivo da câmera chamado diafragma, é ele que regula a entrada de luz. O obturador é o dispositivo que regula quanto tempo a “torneira” ficará aberta para encher o “copo”, que no caso é o sensor.
Quanto mais aberto, menor o tempo que o sensor da câmera precisa para captar a imagem. Regulando a exposição é possível deixar uma imagem mais clara ou mais escura, mais nítida ou mais borrada.
foto7
foto8
Segundo Malagrine, não são necessários equipamentos profissionais para obter boas fotos. “Muitas fotos excelentes eu consigo usando o celular”.
Escolhendo bem a imagem, usando a regra dos 3/3, a iluminação correta e alguns aplicativos para editar as fotos – voltaremos a falar neles em uma próxima matéria -, os resultados podem ser excelentes. Veja abaixo alguns exemplos de fotografias tiradas com celular pelo fotógrafo. 
foto_10
foto_11
foto_12
Fonte:
Wagner Malagrine
Especializado em fotografia de automóveis. Atende os maiores fabricantes de veículos do pais. Um dos primeiros fotógrafos, em 1996, a deixar de usar totalmente o filme, adotando, desde então, o processo digital. 
Instagram: @malagrine 
gerson@sonoticiaboa.com.br