Batata frita mais saudávell: 40% menos gordura saturada

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Batata frita mais saudávell: 40% menos gordura saturada
batata_frita_40|batata_frita_40a
Por Sandra de Angelis
Uma indústria de batatas pré-fritas acaba de implementar uma mudança importante no seu processo de fritura industrial, aderindo ao óleo de algodão, por suas qualificações nutricionais.
“Com a mudança, a gente consegue reduzir em 40% a gordura saturada do alimento antes do preparo”, explica ao SóNoticiaBoa Isabela Navarro, engenheira de alimentos da Bem Brasil, fábrica instalada no município de Araxá (MG).
Isabela conta que o óleo de algodão, rico em vitamina E, é fonte equilibrada de Ômega 3 e Ômega 6, e livre de gorduras trans.

Testes

Os testes com esse tipo de óleo exigiram quase três anos de dedicação.
“Com os testes aprovados, a gente conseguiu manter o sabor e a crocância da batata frita, de acordo com o paladar do brasileiro”, complementa.
A batata frita é uma forma de preparo muito popular na Europa.
A Bélgica, por exemplo, é considerada a “Meca” da receita.
Mas aqui no Brasil, já faz algum tempo que o bom e velho prato de arroz, feijão e bife adotou a queridinha dos europeus como complemento.
A procura pelo produto na forma pré-frita é crescente nos restaurantes populares e padarias, principalmente nos estados do Nordeste, onde o crescimento econômico já promove mudanças nos hábitos alimentares.
batata_frita_40a
Óleo de Algodão
A vitamina E, encontrada no óleo de algodão, é uma das mais importantes para os seres humanos, porque atua como antioxidante, reduzindo as doenças cardíacas, problemas na pele. Além de prevenir o envelhecimento, protege e auxilia na formação de hormônios.
Ele também tem Ômega 3, conhecido como cardioprotetor, isto é, protege o coração de várias doenças, como acúmulo de gordura nas artérias, ataques cardíacos, colesterol e triglicérides elevados, que também levam à hipertensão e infarto.
O Ômega 3 e 6 têm um importante papel nas funções cerebrais, prevenindo a falta de memória e doenças como o Alzheimer.
Os benefícios da mudança no processo industrial podem ser melhor aproveitados se o consumidor final tomar alguns cuidados.
O mais relevante é a recomendação de sempre usar óleo novo para a fritura.
Portanto, para aproveitar o máximo da batata frita, é importante usar óleo de boa qualidade e nunca reutilizá-lo para a próxima refeição.
Cuidados
Vale lembrar também que o descarte de óleo usado deve ser feito em postos de coleta próprios para isso, pois ele pode ser aproveitado para a fabricação de biodiesel.
Óleo descartado no esgoto pode contaminar o lençol freático.