Superação: nordestina ajuda família a romper o ciclo da pobreza

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Superação: nordestina ajuda família a romper o ciclo da pobreza
lucineide_superacao
Foto: BBC
Lucineide do Nascimento, 44, nasceu nos arredores de Natal (RN), trabalhou na roça desde cedo e, se tudo tivesse corrido como o planejado pelo seu pai, teria casado cedo e continuado com a vida humilde no campo.
“Mas eu era atrevida e bati de frente com meus pais”, diz ela.
Aos 17 anos, decidiu ir para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como empregada doméstica e depois, já em São Paulo, como representante comercial, vendendo utensílios domésticos.

Em 2007, em busca de mais autonomia, decidiu abrir um negócio próprio, de sacolas reutilizáveis de algodão cru – justamente a matéria-prima que plantava e colhia em sua juventude no Rio Grande do Norte.

Sua história retrata algumas das transformações do Brasil na última década, da ascensão de milhões de pessoas à classe média às mudanças que isso desencadeia na dinâmica das famílias e do mercado de trabalho – sobretudo entre o sexo feminino.
Hoje, a potiguar é a dona da empresa que sustenta sua família e emprega seu marido e um dos dois filhos (de 15 e 17 anos), produzindo 10 mil sacolas por mês, na zona sul de São Paulo. Ela diz que aprendeu a delegar tarefas da casa para poder dar conta do crescimento da empresa e “para poder ter tempo de encontrar as amigas”.
E ajudou a mudar a realidade de seus parentes no Nordeste.
“Somos uma família enorme, de sete filhos, muito humilde. A gente não tinha nem energia elétrica. Meu pai tinha medo que fôssemos para a cidade grande, queria que eu casasse (enquanto) nova e ficasse na roça, tendo uma vidinha pacata. Eu fui a ovelha negra, mas hoje sou o orgulho da família. Todos moram na cidade, decidiram estudar, muitos estão se formando na faculdade. Ajudei eles a sair do ciclo de pobreza.”
Preconceito
“Cheguei a ser humilhada por patrões por ser nordestina e, como representante comercial, sofria com cantadas. Mas hoje me sinto respeitada. Brinco que, quando subo no salto, não há quem me enfrente!”
Busca
“Tive uma trajetória muito difícil, de muito sofrimento. Vim (do RN) muito ingênua. Mas meu pai diz que eu sempre fui atrevida. Enquanto era profissional autônoma, comecei a buscar informações sobre o que era ecologicamente correto, liguei para (a ONG ambiental) Greenpeace. Aprendi que, para substituir as sacolas de plástico, o melhor eram sacolas de algodão cru, (tecido) que se decompõe.”
“Comecei comprando no atacado e vendendo as minhas sacolas para escolas ou para empresas de brindes, que eram intermediários. Agora vendo direto para o consumidor final e quero triplicar minha produção. O negócio cresceu no boca a boca.”
Educação
“Só estudei até o terceiro colegial, mas fiz um curso de capacitação no Sebrae.Meus pais sempre me disseram que confiavam em mim. Isso me fez enxergar que era uma pessoa de muito potencial. Então sempre me cobrei muito, me achei no direito de crescer.”
Família
“Ajudei a minha irmã em Santa Cruz do Rio Grande do Norte, que fazia marmitas, a fazer o negócio dela crescer. Comprei um terreno para ela, que montou uma cozinha e um salão. Agora, eles têm planos de abrir uma churrascaria.
Planos
“No profissional, acho que é fazer a minha empresa (Edilu Sacolas Ecológicas) se tornar uma marca (conhecida), porque está ficando sólida nesse mercado sustentável.
De tanto trabalhar “fiquei doente de estresse, tinha tremedeira, cansaço. Achei que era problema do coração, mas o médico falou que eu tinha sintomas de depressão. Eu queria fazer tudo ao mesmo tempo, não tinha descanso.” 
“Daí eu me tratei, passei a delegar. Hoje (meu desafio) é que sobre tempo para as minhas coisas de mulher, sair para bater papo com as amigas. Aprendi com o tempo que a vida não é só trabalho e família”.
Lucineide foi entrevista da série da BBC 100 Mulheres, divulgada esta semana.