Criado mini-PC poderoso, que custa apenas 45 dólares: Cubox I

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Criado mini-PC poderoso, que custa apenas 45 dólares: Cubox I
Cubox1|Cubox2|Cubox3|cubox4
Por Geson Belchior
Uma startup liderada por dois israelenses, Omary e Khoury, desenvolveu um PC de 45 dólares, que pode fazer praticamente qualquer coisa que um computador grande faz.

Todo o projeto e a fabricação foram feitos em Israel.
“Nosso objetivo é fornecer um computador de baixo custo e de alta capacidade a qualquer pessoa em qualquer lugar, com baixa emissão de carbono, e que pode fazer praticamente qualquer coisa que um usuário normal precisa”…
“Esse tem sido o nosso sonho por um longo tempo, e com o nosso novo computador Cubox I esse sonho está se tornando realidade.”, disse Kossay Omary, CEO da SolidRun, responsável pelo empreendimento.
“Para algumas aplicações avançadas, como um computador que trabalha muito com Photoshop, o ideal seria utilizar um PC de tamanho normal,” disse Omary. “Mas se você estiver usando um PC como um servidor de mídia ou um cliente em nuvem, você não precisa de grande poder de processamento. É como usar um enorme martelo para girar uma porca – um enorme desperdício de recursos. Nós odiamos desperdício.”
A ideia de baixo desperdício de energia é levada muito a sério pela empresa.
O Cubox é muito econômico. 
O processador dele requer minúsculos 3 watts de potência, e permite que as organizações economizem muita energia, em comparação com os custos de energia de um PCs normal.
O SDK – kit de desenvolvimento de software – é totalmente aberto a desenvolvedores. Isso quer dizer que os criadores dão as rédeas para as empresas usarem seus computadores como quiserem, para construir novos projetos baseados na tecnologia do Cubox.
Cubox2
A Domótica é uma área em que os clientes têm encontrado utilidade nos CuBoxes.
Um único Cubox foi usado para controlar as luzes e serviços em uma das maiores casas da Austrália.
Domótica é área da tecnologia que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. O termo “Domótica” resulta da junção da palavra latina “Domus” (casa) com “Robótica” (controle automatizado de algo).
Mas é para streaming de música e vídeo que os clientes descobriram a maior utilidade do Cubox.
A plataforma suporta XMBC, um aplicativo de mídia de código aberto que permite aos usuários transmitir música, ou vídeo, para TVs ou outros monitores, que oferecem muito mais flexibilidade e capacidade que dispositivos como o Apple TV, a Apple Airport Express, e o Google Chromecast – já falamos deles aqui.
“Por exemplo, nenhum desses dispositivos pode lidar com arquivos descompactados FLAC (um formato de áudio de altíssima qualidade), mas o nosso pode” disse Omary.
Com isso a empresa não está tentando competir diretamente com o Google, a Apple, ou com outras grandes empresas de dispositivos de consumo – pelo menos não agora.
“Neste momento, estamos interessados em ganhar dinheiro com o hardware”, disse Omary.
“Nós, naturalmente, queremos ver o que os usuários estão fazendo com nossos computadores, e analisar onde há uma forte demanda de recursos para incluí-lo na próxima versão do nosso SDK.”
Além de vender computadores para o varejo, a empresa tem um negócio próspero, onde a SolidRun vende computadores para as empresas que os utilizam para fins específicos ou aplicações.
Especificações
O Cubox pesa apenas 91 gramas, e ocupa apenas 2x2x2 polegadas.
Suporta streaming e decodificação de vídeo de 1080p full-screen – altíssima resolução usando o mesmos 3 watts de potência!!! – um truque que os processadores Intel somente aprenderam recentemente.
Ele também tem uma saída HDMI 1080p, Ethernet, Wi-Fi, ligações para armazenamento externo (microSD, eSATA), portas USB, infravermelho para controle remoto, teclado e mouse – e até quatro núcleos no seu processador Freescale ARM SoC iMX6, uma CPU tão poderosa quanto as da última geração de iPads.
Cubox3
Minúscula placa mãe do Cubox I.
Os dois parceiros do empreendimento são inflexíveis quanto ao local de fabricação do Cubox: Israel e somente Israel.
“Muitas pessoas nos perguntam por que não transferimos a fabricação para a China, mas nós sentimos que o controle de qualidade aqui em Israel é muito maior do que nós poderíamos ter na China”, disse Omary.
 “A verdade é que a vantagem de fabricação na China não é tão grande como era antes, a maior parte da produção é feita automaticamente de qualquer maneira, então os custos de trabalho seriam os mesmos. Temos grandes fábricas aqui que podem garantir o uso de componentes originais e controle de qualidade de alto nível. Além de podermos dormir à noite sabendo que nossa tecnologia está por perto e segura”.
Omary e Khoury são ambos de Nazaré, e eram amigos antes mesmo da empresa. Depois de trabalhar em vários projetos de forma independente, os dois trabalharam para a fabricante de chips Galileo (comprada pela Marvell em 2001).
Omary foi para os EUA, onde trabalhou por uma década antes de voltar para casa, para começar SolidRun com Khoury.
O preço de varejo do Cubox realmente é de apenas US$ 45, perto de R$ 100.
cubox4
Fonte: