Janela sustentável armazena luz do sol e gera energia

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Janela sustentável armazena luz do sol e gera energia
janela_armazena_energia
Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências estão desenvolvendo uma janela inteligente capaz de armazenar e de gerar energia, ao mesmo tempo, a partir da luz solar.
A ideia poderá, no futuro, contribuir para que edifícios reduzam seus gastos com eletricidade.
O desenvolvimento da janela sustentável saiu na revista científica Nature Scientific Reports.  

Atualmente, as janelas deixam que o calor “escape” dos prédios no Inverno e que os raios solares indesejáveis entrem durante o Verão.

Segundo Yangfeng Gao, coordenadora do estudo, as janelas de hoje apenas regulam a entrada da luz e do calor do sol.
A novidade
Gao e os colegas descobriram que um material específico, o óxido de vanádio (VO2), que altera as suas propriedades com base na temperatura, pode ser utilizado como ‘cobertura transparente’ das janelas, para regular a radiação infravermelha do sol.
Abaixo de um determinado nível, este material é isolante e permite a penetração da luz infravermelha mas, se a temperatura for diferente, pode também tornar-se reflexivo, o que lhe dá grande versatilidade.
Segundo Gao, uma janela que seja coberta com VO2 torna-se capaz de regular a quantidade de energia solar que entra num prédio mas, ao mesmo tempo, consegue dissipar a luz para células solares que estejam dispostas em redor dos painéis de vidro, abrindo portas à sua utilização para, por exemplo, acender lâmpadas no interior do edifício.
“Esta janela combina geração e poupança de energia num dispositivo único e tem potencial para regular e usar a radiação solar de uma forma eficiente”, escreveram os cientistas envolvidos no projeto.
Com informações da AFP e Boas Notícias.