Celulares poderão ajudar a denunciar desmatamento na Amazônia

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Celulares poderão ajudar a denunciar desmatamento na Amazônia
celular_desmatamento
A preservação da mata ganha um aliado importante.
Unindo smartphones velhos, descartados, células solares, rede de dados e internet, o projeto sem fins lucrativos Rainforest Connection* promete uma solução interessante para o problema: a primeira plataforma a gerar dados em tempo real sobre desmatamento nessas regiões.
Para o sistema funcionar, é necessário acoplar smartphones a placas de energia solar, que irão recarregá-lo.

Esse conjunto é colocado em uma caixa à prova d’água e instalado em uma árvore. Com um detalhe bem bacana: os idealizadores do projeto contam que não são usados aparelhos novos porque, só nos EUA, 150 milhões de celulares são descartados anualmente e reaproveitá-los é simples, barato e funciona.

Mas como dá para saber que uma árvore foi derrubada na floresta?
É aí que entra a inventividade dos criadores: os smartphones rodam um aplicativo especial, que detecta um tipo de som: o de motosserra.
Ao ouvi-lo, instantaneamente, o aparelho dispara um alerta por meio da rede de telefone celular – que existe na Amazônia, por exemplo – e os usuários do site recebem o aviso de desmatamento e podem alertar a polícia florestal.
Por enquanto, o projeto está em fase de testes na Sumatra.
Mas, se tudo ocorrer conforme planejam seus inventores, a Rainforest Connection fará uma grande mobilização de coleta e reciclagem smartphones usados para, depois, implantar o projeto em outras regiões da Indonésia e da América do Sul.
O plano é contar com doações e, ainda, com o apoio das comunidades locais.
Assista ao vídeo de divulgação do projeto, abaixo:

Com informações da Super.