Lente de contato da Google mede nível de diabetes pela lágrima

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Lente de contato da Google mede nível de diabetes pela lágrima
lente_de_contato_diabeticos
Foto: Divulação
A Google acaba de apresentar um novo tipo de lentes de contato inteligentes, para pessoas que sofrem de diabetes.
Elas são capazes de analisar as lágrimas e assim, controlar os níveis de glicose no organismo.
Se eles estiverem mais baixos do que o normal, por exemplo, a lente ativa uma pequena luz de LED para alertar o paciente.

“Estamos testando uma lente de contato inteligente, criada para medir os níveis de glicose através das lágrimas e de um minúsculo chip, sem fio, e de um sensor de glicose, ambos encaixados entre duas camadas do material macio da lente”, escrevem os dois autores, Brian Otis e Babak Parviz.

A ideia da multinacional é criar aplicativos para lentes de contato, para fornecer informações para aqueles que as usarem, através de finíssimas telas digitais incorporadas.
“É provável que saibam que a diabetes tem se revelado um problema cada vez maior, que afeta um em cada dezenove pessoas no planeta”, escreve a Google no seu site.
“No entanto, não devem saber o sufoco que a maioria dos doentes sofre diariamente para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. 
A esperança dos co-fundadores do projeto é que, um dia, a nova tecnologia possa vir a tornar-se banal e, assim,  acessível a todos.
Neste momento, “os protótipos que estamos a estudar são capazes de fazer uma leitura por cada segundo”, acrescentam, dizendo que uma outra prioridade do projeto é uma potencial forma de alerta para o usuário, caso os níveis de glicose ultrapassem determinados limites. Uma das hipóteses em estudo é a incorporação de uma mínima luz LED que se acende automaticamente nessas situações. 
As inovadoras lentes foram já apresentadas à autoridade norte-americana FDA (Food & Drug Administration) pela Google, mas ainda há “muito trabalho a ser feito para transformar a sua tecnologia num sistema que as pessoas possam usar”, analisa a Google.
Com informações do Boas Notícias.