Remédio para apagar traumas de assaltos, estupros e catástrofes

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Remédio para apagar traumas de assaltos, estupros e catástrofes
apagar_memorias_traumaticas
Imagine poder apagar o medo de memórias de experiências violentas, como assaltos, estupros, guerras e catástrofes…
Pesquisadores Americanos descobriram uma droga que poderia apagar esse tipo de lembrança, que provoca medo, pânico.
A droga poderia melhorar o tratamento do chamado transtorno de estresse pós-traumático, um problema que atinge 8 milhões de americanos.

Neurocientistas do MIT mostraram que podem extinguir memórias indesejadas em ratos, dando-lhes o medicamento inibidor HDAC2, normalmente usada para tratar câncer.

Terapia
No futuro, dar esse tipo de droga para pacientes humanos pode ser mais eficaz do que a psicoterapia sozinha, diz Li- Huei Tsai , diretor do Instituto Picower do MIT para a Aprendizagem e Memória.
O remédio
“Ao inibir a atividade, o HDAC2 pode trazer mudanças estruturais dramáticas no cérebro. O que acontece é que o cérebro torna-se mais plástico , mais capaz de formar novas memórias e substituir fortes lembranças antigas e terríveis”, diz Tsai.
O artigo dele descrevendo os resultados foi publicado na semana passada nos EUA.
O novo estudo também revela o mecanismo molecular que explica por que memórias mais antigas são mais difíceis de extinguir.
A psicoterapia tem sido usada para tentar fazer essas pessoas superarem o medo. Porém, nem sempre funciona , especialmente quando o evento traumático ocorreu muitos anos antes.
A pesquisa
Isto foi conseguido porque dentro de 24 horas após o experimento, os ratos tiveram extensa cromatina, que era influente no processo de recondicionamento.
Uma vez que isto ocorreu, os ratos puderam ser colocados de volta sob as condições que anteriormente tinham invocado medo – que já não tinham nenhum efeito sobre as emoções.
A equipe no MIT mostrou que “re-exposição a uma memória de medo abre uma janela de oportunidade, durante o qual a memória pode ser alterada, mas apenas se a memória foi recentemente formada. Se você faz algo dentro desta janela de tempo, então você tem a possibilidade de modificar a memória, ou a formação de um novo traço de memória que realmente instrui o animal que este não é um lugar tão perigoso. “
Li-Huei Tsai analisou que as memórias antigas estão permanentemente sendo modificadas, porém uma nova memória muito mais potente pode substituir completamente a memória antiga”.
Com informações do NewsMedical.