Famosos aderem à campanha #AjudeaSofia: bebê doente

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Famosos aderem à campanha #AjudeaSofia: bebê doente

Foto: reprodução/Facebook
Artistas brasileiros abraçam a luta da pequena Sofia Gonçalves de Lacerda, de Votorantim, São Paulo.
A menina, de apenas três meses de vida, sofre de uma rara doença que provoca problemas no intestino, na bexiga e no estômago.
Ela precisa de um transplante, mas a cirurgia custa cerca de R$ 2,4 milhões.
Por isso uma campanha na internet passou a mobilizar as pessoas para ajudar Sofia, inclusive artistas.
A cantora Cláudia Leitte, as atrizes Giovana Antonelli e Grazi Massafera, o apresentador Luciano Huck e os jogadores de futebol Robinho e o atacante da seleção brasileira Hulck se emocionaram com a luta de Sofia.
Eles compartilharam fotos da menina em uma redes sociais, com mensagens positivas, incentivando as pessoas a doarem.
A técnica do programa ‘The Voice’ compartilhou uma imagem de Sofia ainda recém-nascida, respirando com a ajuda de aparelhos e contava sua história.
Já o jogador da seleção, incentivou a campanha e escreveu: “Eu fiz minha parte. E você: fez a sua? Vamos lá gente ajudar a #Sofia. Que DEUS abençoe a vida desse anjinho.”
Ao se deparar com tantas manifestações positivas, a mãe da menina, Patrícia de Lacerda, contou ao G1 que não imaginava que tanta gente se comoveria com a história.
“Nosso objetivo sempre foi conseguir ajuda e nunca ficar famosos. Agora, acredito que muitas pessoas poderão nos ajudar! Através dessas ações vejo a força do povo em ajudar quem precisa. É comovente!”, conta emocionada.
A cirurgia
Na semana passada, um médico dos Estados Unidos aceitou assumir a cirurgia da Sofia com o peso atual dela, que é de cerca de 5kg.
Inicialmente, a juíza da terceira Vara Federal de Sorocaba, Sylvia Marlene de Castro Figueiredo, determinou por meio de liminar que o transplante da menina fosse realizado no Brasil, mas o Hospital da Clínicas afirmou que não poderia realizar esse procedimento em pacientes com menos de 10 kg.
Mesmo com o desejo do médico, a família ainda terá de pagar pelo procedimento. Dinheiro que os pais afirmam que é incalculável e que precisa da ajuda da Justiça. Segundo o advogado da família, Miguel Navarro, todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para conseguir a autorização da Justiça para a realização do transplante, já que o caso da menina é grave.
“Tudo o que está ao nosso alcance estamos fazendo. Nós queremos salvar a vida da Sofia e fazer com que essa cirurgia aconteça o quanto antes”, explica.
Ainda segundo ele, nos próximos dias o desembargador do Tribunal Regional, Márcio Moraes, deve decidir se o bebê conseguirá ser operado no Brasil ou nos Estados Unidos.
“Ajude a Sofia”
Sofia sofre com a síndrome de Berdon, uma doença rara que provoca problemas no intestino, na bexiga e no estômago. Segundo a mãe, a menina nunca fez necessidades e se alimenta através de uma sonda.
Desde que descobriu a doença, a família está pedindo ajuda financeira para conseguir uma viagem até os Estados Unidos, único país onde há a possibilidade da realização da cirurgia que pode reverter o quadro de saúde da menina.
A campanha foi intitulada como “Ajude a Sofia” e ganhou força nas redes sociais e mais de 100 mil pessoas já curtiram e compartilharam a página. 
Ela está internada em um hospital de Sorocaba (SP).
Com informações do G1