Aspirina pode ajudar contra a depressão

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Aspirina pode ajudar contra a depressão


Foto: reprodução
Medicamentos de uso diário, como aspirina e ibuprofeno, podem ajudar no tratamento da depressão.
Cientistas da Universidade de Cambridge  descobriram que a inflamação pode influenciar a doença.
O estudo sugere que o sistema imunológico desempenha um papel importante na saúde mental.

As drogas anti-inflamatórias poderiam fornecer uma alternativa de tratamento prontamente disponível, seguro e acessível.

“Nosso sistema imunológico funciona como um termostato e em algumas pessoas. O termostato é sempre um pouco mais alto, comportando-se como se tivesse uma infecção persistente de baixo nível. Essas pessoas tem maior risco de desenvolver depressão e psicose. Mas, é muito cedo para dizer se essa associação é causal. Estamos realizando estudos adicionais”, disse o líder do estudo, Dr. Golam Khandaker, do Departamento de psiquiatria da Universidade de Cambridge.

As pessoas que sofrem de depressão e da esquizofrenia são conhecidas por terem um risco muito maior de desenvolver doença cardíaca e diabetes, e níveis elevados de IL-6.

Crianças
Os pesquisadores também advertiram que as crianças expostas a altos níveis de infecção podem ser mais propensas à depressão e psicose quando crescerem.
Eles descobriram que as crianças com níveis elevados de uma proteína liberada diariamente no sangue, em resposta à infecção, tiveram um risco maior de doenças depressivas na vida adulta.

A pesquisa
Cientistas da universidade analisaram amostras de sangue de 4.500 voluntários entre 9 e 18 anos de idade para ver se eles tinham tido episódios de depressão ou psicose.
Quando o sistema imunológico é acionado, a circulação sanguínea é inundada com proteínas, como a interleucina-6 (IL-6).
A equipe descobriu que crianças com altos níveis de IL-6 foram tem quase duas vezes mais probabilidade de ter experimentado a depressão ou psicose do que aqueles com níveis baixos.

Anti-inflamatórios
O estudo – que foi publicado na revista JAMA Psychiatry – mostra que anti-inflamatórios devem ser investigados já que poderiam tratar doenças como a depressão.
O tratamento com tais agentes conduz os níveis inflamatórios ao normal.
Estudos anteriores sugeriram que os remédios anti-inflamatórios, como a aspirina, utilizados ao mesmo tempo que os tratamentos anti-psicóticos, podem ser mais eficazes do que os anti-psicóticos sozinhos.

A inflamação
O professor Peter Jones, chefe do departamento de psiquiatria na Universidade de Cambridge, defende que a inflamação pode ser um mecanismo comum, que influencia na nossa saúde física e mental.

“É possível que no início, as adversidades da vida e estresse levem a um aumento persistente dos níveis de IL-6 e outros marcadores inflamatórios no nosso corpo, que por sua vez aumentam o risco de uma série de doenças físicas e mentais crônicas.”

Com informações do Daily Mail.