Malala ganha o Nobel da Paz aos 17 anos

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Malala ganha o Nobel da Paz aos 17 anos


Foto: Reuters

Malala Yousafzai, de 17 anos, é a mais jovem vencedora do prêmio Nobel da Paz.
O prêmio foi anunciado nesta sexta-feira em Oslo, na Noruega.
A menina paquistanesa ficou conhecida depois que foi atacada e baleada pelo Talebã, em 2010, por defender o direito de meninas estudarem. Reveja aqui.


Em sua conta no microblog Twitter, ela disse: “Obrigada por todo apoio e amor”.

História de luta
Em Julho de 2103 Malala discursou na ONU e emocionou o mundo ao desafiar o Talebã e defender a educação de meninas, dizendo não vai se curvar aos “terroristas” que pensaram que poderiam silenciá-la. Reveja aqui.

Em setembro defendeu a educação contra o terrorismo:
“Não há arma mais poderosa do que o conhecimento, nem maior fonte de conhecimento do que a palavra escrita. Canetas e livros são armas que derrotam o terrorismo”.

Em julho deste ano ela comemorou seu aniversário de 17 anos na Nigéria, em apoio aos 234 meninas seqüestradas da escola em Chibok, pelo grupo extremista Boko Haram. 

“Como eu fiz 17 (anos), o meu desejo de aniversário este ano é ver minhas irmãs nigerianas retornando para suas casas e continuando sua educação. E que todas as crianças em todo o mundo tenham a oportunidade de ir para a escola”, disse ela. 

“Eu apelo à comunidade mundial para proteger as meninas em todo o mundo. Nenhuma criança, em qualquer lugar, nunca, deve ser alvo de conflito ou violência. “

A coragem da adolescente a transformou em um símbolo mundial pela paz.

O prêmio
Com o prêmio, Malala se torna a mais jovem ganhadora do Nobel, superando o cientista australiano-britânico Lawrence Bragg, que compartilhou o Prêmio de Física com o pai, em 1915, aos 25 anos. 

Malala dividiu o prêmio com o ativista indiano defensor dos direitos das crianças, Kailash Satyrathi.
Eles foram os grandes ganhadores do prêmio Nobel da Paz deste ano.

Satyarthi é um ativista que luta pelos direitos das crianças na Índia.

Com informações da BBC e G1 e SóNotíciaBoa