Dislexia: novas letras facilitam leitura

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Dislexia: novas letras facilitam leitura
|


Foto: Christian Boer/divulgação

O Designer holandês Christian Boer criou uma letra amigável para tornar a leitura mais fácil para disléxicos como ele.
“Fontes tradicionais são projetados exclusivamente a partir de um ponto de vista estético,” – escreve Boer em seu site – “o que significa que muitas vezes têm características que as tornam difíceis de reconhecer por pessoas com dislexia. Muitas vezes, as letras de uma palavra ficam confusas, porque elas parecem muito semelhantes “.

Projetado para tornar a leitura mais clara e mais agradável para os disléxicos, o Dyslexie usa linhas pesadas de base, alternando comprimentos de vara e da cauda, aberturas maiores, e inclinações semicursivas para garantir que cada letra tenha uma forma única e mais facilmente reconhecível.

Caracterizado atualmente como parte da Bienal de Design de Istambul, a fonte Dyslexie de Boer foi originalmente concebida como parte de sua tese da Utrecht Academia de Arte, em 2008.

Ele recentemente disponibilizou o trabalho, para usuários domésticos, para download gratuito.
Uma vez instalado, os disléxicos podem usar a fonte para escrever, imprimir documentos, ler e-mails ou navegar na web.

Boer diz que estudos independentes da Universidade de Twente e da Universidade de Amsterdam acataram suas reivindicações de que o Dyslexie ajuda crianças e adultos com dislexia a ler mais rápido e com menos erros.

Ele disse em um email que desde que fez a fonte ficou disponível gratuitamente, em junho passado, 12 mil pessoas fizeram o download das letras. 


Designer Christian Boer

Multinacionais
Ele diz que o Dyslexie também está sendo usado “dentro de empresas como a Shell, KLM, Citibank, Pixar, Nintendo, Talpa, bem como em várias agências governamentais, muitas universidades e outras instituições de ensino.

“O site Dyslexie inclui uma lista de livros e e-books disponíveis na fonte.
Dyslexie não é a única fonte projetada para disléxicos.
Introduzido em 2011, OpenDyslexic é uma fonte de código aberto que também está disponível para download gratuito.

Serviço
Baixe gratuitamente as letras para dislexos aqui

Com informações do Slate
Matéria sugerida por Karen Dekker