Cidade onde se vive 10 anos a mais: segredo

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Cidade onde se vive 10 anos a mais: segredo
|

Fotos: BBC
A longevidade da população de uma cidade na Califórnia, EUA, tem chamado a atenção de estudiosos.
Os moradores de Loma Linda vivem até 10 anos a mais que a média dos Estados Unidos, que é 79 anos. E mais: eles chegam à idade avançada com uma saúde melhor.
Loma Linda – em espanhol, “colina linda” – fica 100 km a leste de Los Angeles. É conhecida como a meca da vida saudável há décadas.

Motivos
A longevidade tem ligação com a religião da comunidade.
Os adeptos da Igreja Adventista do Sétimo Dia compõem cerca de metade dos 24 mil habitantes do local.

É uma comunidade cristã evangélica que segue diretrizes rigorosas sobre alimentação, exercício e descanso.
“Os dados são claros. Foram publicados e revisados”, diz Wayne Dysinger, presidente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola de Medicina da Universidade de Loma Linda.

“Não há muita dúvida de que as pessoas que seguem este estilo de vida vivem mais tempo.”

Hábitos
Baseados nos ensinamentos de Ellen White, uma das líderes e pioneiras da cidade – que teve as terras compradas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia na virada do século 20 – os moradores de Loma Linda têm hábitos saudáveis.

Aprenderam desde 1964 que o cigarro é um veneno maligno e lento, 100 anos antes de a autoridade de saúde pública americana abordar o tema.

Aprenderam também que o álcool danifica o cérebro, que é perigoso consumir muito sal e que é preciso ter respeito pelo corpo humano como um templo do Espírito Santo.

O modo de vida adventista envolve uma dieta principalmente à base de vegetais, exercício regular e um compromisso com a celebração do sábado como o dia de descanso.

Longevidade
Um estudo de longo prazo que começou em 1976, envolvendo 34 mil membros da igreja, concluiu que seu estilo de vida acrescentava um número significativo de anos para a média de vida.

Os pesquisadores identificaram “surpreendentes” efeitos protetores de uma dieta vegetariana.

“Quando olhamos apenas para a mortalidade, os adventistas parecem morrer das mesmas doenças, mas eles morrem muito mais velhos” diz Larry Beeson, professor de epidemiologia da Universidade de Loma Linda, que participa de pesquisas sobre adventistas por mais de 50 anos.

Ele argumenta que a boa saúde não se deve apenas à dieta.
Para ele, o que ocorre é uma mistura complexa de religiosidade, espiritualidade e compreensão de uma pessoa de sua crença em Deus, combinado com outros componentes do estilo de vida, como exercícios e apoio social.

Centenária
Betty Streifling (foto acima) tem 101 anos e ainda levanta pesos na academia de sua casa de repouso. 
Streifling vive em seu próprio apartamento, uma casa aconchegante, cheia de recordações familiares e móveis feitos por seu falecido marido.

Ela faz exercícios cinco dias por semana, mais um passeio matinal na rua.
A idosa atribui sua longevidade a “viver uma vida pura, sem álcool, sem tabaco, ir para a cama cedo, louvando a Deus por sua bondade e pela bênção da vida”.

Fast Food
É possível comprar um hambúrguer e batatas fritas em Loma Linda, mas no ano passado a prefeitura proibiu o funcionamento de novos “restaurantes de fast food com drive-through”. O movimento foi pensado para “proteger a saúde pública, segurança e bem-estar” de seus moradores.

Com informações da BBC