Depois do café suspenso, a pizza suspensa

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Depois do café suspenso, a pizza suspensa
Foto: Elizabeth Fiedler/WHYY |

A capacidade de generosidade do ser humano é imensa. Basta que alguém inicie, dê um empurrãozinho, que uma boa ação ganha corpo e se espalha.

A idéia italiana do “café suspenso”, já mostrada aqui no SóNotíciaBoa, chegou agora às pizzas.

Em Philadelphia, nos EUA, clientes de uma pizzaria estão deixando pagas – pay it forward – pizzas para moradores de rua.

Cada pedaço custa US$ 1, cerca de R$ 2,70.

O dono da Rosa’s Fresh Pizza criou um painel, onde os clientes que fazem a doação deixam bilhetes simpáticos para os moradores de rua.

E a gentileza cresceu tanto que o painel acabou tomando uma parede inteira da pizzaria.

Hoje os bilhetes são dos clientes que doam e também dos moradores de rua, que deixam seus agradecimentos pela pizza recebida.

Nas notas e papéis pendurados há mensagens como: “Eu só quero agradecer a todos que doaram à Rosa’s Fresh. Isso me deu um lugar para comer todos os dias e a oportunidade de melhorar. Vou iniciar um novo trabalho amanhã ! “

Quantidade
O programa da pizza suspensa começou há 1 ano.
Só nos últimos 9 meses os clientes deixaram pagas 8.400 fatias de pizza para os seus vizinhos de rua, disse o proprietário Mason Wartman ao jornal The Salt.

Mais gentileza
O jornal The Salt mostra que a ideia da pizza suspensa está chegando a outros estabelecimentos.

A porta-voz da Starbucks diz que a empresa não tem um sistema formal, mas alguns clientes pedem para pagar para os outros e alguns parceiros de loja podem incentivar os clientes a fazê-lo verbalmente.

“Isso acontece para a Starbucks em todo o mundo”, contou a porta-voz Sanja Gould.

Com informações do NPR/TheSalt
Matéria sugerida por Karen Gekker