Curcumina: contra traumas de memórias ruins

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Curcumina: contra traumas de memórias ruins

Foto: Wikimedia Commons 
A curcumina, um componente do caril, ajuda a remover as memórias negativas e evita os traumas causados por más experiências.
As conclusões são de uma pesquisa da City University of New York  e o estudo foi publicado no jornal científico Neuropsychopharmacology.
A curcumina é uma componente de côr amarela, presente no caril, um condimento indiano composto por diversas especiarias pulverizadas entre elas gengibre, coentro, cúrcuma, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, açafrão-da-índia.

Estudos anteriores defendem que este ingrediente também é útil no tratamento de câncer, doenças cardiovasculares, da artrite, entre outras doenças.

A pesquisa

O estudo foi feito com ratos submetidos a experiências traumáticas com som.
Os pesquisadores usaram um ruído que deixava os animais assustados.

Mais tarde, os ratinhos foram expostos aos mesmo som, mas as reações foram diferentes, conforme os animais tinham ou não ingerido curcumina.

Aqueles que não tinham curcumina na dieta reagiram novamente com medo.
Já os animais com uma dieta rica em curcumina não reagiram com medo ao sinal, provando que a substância ajuda a evitar traumas causados por memórias ruins.

Tratamento humano
“Demonstramos que os animais com memórias más podem curá-las através do consumo da curcumina”, diz Gleen E. Schafe, um dos coordenadores do estudo, no site oficial da universidade norte-americana.

Os cientistas esperam que esta descoberta possa vir a contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos para doenças psiquiátricas como é o caso do stress pós-traumático.

Com informações do Boas Notícias.