Menina de 14 também passa na universidade

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Menina de 14 também passa na universidade


Foto: arquivo pessoal

Depois do garoto de 14 anos que mostramos ontem, agora uma garota da mesma idade também conseguiu passar na universidade.
A adolescente Rachel Brandão tirou 674,69 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Ela passou em direito no campus de Floriano (a 248 de Teresina) e na Uespi (Universidade Estadual do Piauí).
Detalhe: Rachel ainda nem começou o ensino médio. Ela terminou o ensino fundamental em 2014.

“Não esperava passar em muita coisa, talvez em algum curso mais simples, de outra faculdade. Foi uma surpresa muito boa. Toda minha família, meus colegas e professores me parabenizaram”, disse a garota ao UOL.

Filha de dois bacharéis em direito, ela diz que fez a prova apenas a título de experiência e não pensa em começar um curso superior antes de terminar o ensino médio, daqui três anos.

Rachel estuda no Instituto Dom Barreto, colégio tradicional em Teresina.

Ela diz a escolha pelo curso foi da mãe. “Eu tinha botado matemática e engenharia porque matemática é minha nota mais alta. Mas minha mãe achou melhor colocar logo em direito”, afirmou.

Estudiosa
A jornada de estudos da adolescente é bem puxada. “Eu tenho aula de 13h às 21h todos os dias. Quando chego em casa, começo a estudar às 22h e vou até umas 23h30. De manhã, acordo e começo a estudar 8h às 11h30”, relatou.

De tanto estudar, Rachel tem uma rotina bem definida. “Eu sempre faço resumos, adianto ao máximo o que tenho dificuldade. Quando estou nas aulas, tiro o máximo que posso dos professores”, contou a estudante, que alega ter mais dificuldades em ciência da natureza e linguagem. “Vou me dedicar mais agora a essas duas áreas.”

Dúvida
Rachel ainda não tem certeza sobre que profissão quer seguir.
“Penso em fazer medicina, engenharia ou mesmo direito. Cada uma em uma área [risos]. Vou decidir com o tempo”, despistou.

Dica
Para quem pensa em se dar bem no próximo Enem, a adolescente prodígio diz que, além de estudar muito, há outra fórmula.
“A dica que dou é manter o foco. A gente precisa saber o que mente quer, qual o objetivo e se focar. Quando tiver cansado, lembrar desse foco, que é aquilo que se quer”, explica

Com informações do UOL