Antibióticos ajudam a frear o câncer

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Antibióticos ajudam a frear o câncer
Foto: BN

Durante um jantar em família, Camilla Lisanti, de 8 anos, perguntou ao pai, cientista, por que não podem ser usados antibióticos para tratar o câncer, “como se faz para a dor de garganta”.

A ideia da menina inspirou a descoberta de um novo método para erradicar as células responsáveis pela criação dos tumores e pela sua evolução.

Graças à sugestão da filha, Michael Lisanti, pesquisador da Universidade de Manchester, na Inglaterra, decidiu estudar os efeitos dos antibióticos na mitocôndria – responsável pelo fornecimento de energia às células e que existe em grande quantidade nas células cancerígenas.

Ele descobriu que estes remédios seguros têm efeito sim.

Em colaboração com colegas de vários institutos e faculdades norte-americanas, Michael Lisanti analisou os efeitos de cinco tipos de antibióticos em linhas celulares de diferentes tipos de tumores.

Ele descobriu que 4 dos remédios conseguiram destruir com sucesso, em todos os testes, as células estaminais cancerígenas.

Testes 
Nos testes realizados em laboratório, o uso de antibióticos mostrou não ter qualquer efeito negativo sobre as células saudáveis e, uma vez que estes medicamentos já estão aprovados para uso em humanos, apostar em ensaios clínicos para novas terapias será muito mais simples e permitirá poupar tempo e dinheiro.
“A nossa pesquisa torna importante considerar a abertura de ensaios clínicos em humanos, com vista ao uso de antibióticos para tratar o câncer”, realça Lisanti.

Segundo ele, a maioria dos remédios usados “foi extremamente eficaz”.

Estudo anteriores mostraram que em casos de câncer do pulmão, um dos antibióticos mais populares, a azitromicina, aumentou entre 45% e 75% a sobrevivência dos pacientes em 1 ano.

Em pacientes com linfoma submetidos a um tratamento de três semanas com doxiciclina, outro antibiótico, os tumores entraram em remissão total.

Mitocôndria 
A comunidade científica acredita que a mitocôndria descende de um tipo de bactéria que contribuiu para a evolução da vida, o que explica a razão pela qual os antibióticos – usados para destruir bactérias – também afetam estas organelas, embora sem danos para a saúde humana.

Quando estão presentes nas células estaminais, as mitocôndrias fornecem a elas energia para o seu crescimento e divisão, mas os erros que ocorrem durante este processo podem levar ao aparecimento do câncer.

Tipos de câncer
O estudo publicado recentemente, na revista científica Oncotarget, mostra que os medicamentos foram eficazes no combate ao glioblastoma – o mais agressivo dos tumores cerebrais – e nos cânceres da próstata, pulmão, ovário, mama, pâncreas e pele.

Isso que abre caminho para novos tratamentos com base no uso de antibióticos baratos e usados com segurança há várias décadas.

O investigador alerta, no entanto, que serão necessários “mais estudos para validar a sua eficácia, em especial quando combinados com soluções mais tradicionais” como a quimioterapia.

Leia detalhes do estudo aqui (em inglês)
Com informações do Boas Notícias