Máquina começa a limpar oceanos em 2016

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Máquina começa a limpar oceanos em 2016
Foto: reprodução/The Ocean Cleanup

Um sistema inovador desenvolvido por um jovem holandês de apenas 20 anos – que mostramos no ano passado aqui no SóNotíciaBoa – vai começar a limpar toneladas de plástico dos oceanos já em 2016.

O projeto “The Ocean Cleanup”, da responsabilidade de Boyan Slat, deverá começar na costa de Tsushima, uma ilha localizada entre o Japão e a Coreia do Sul.

O anúncio foi feito pelo jovem fundador do projeto. Ele criou uma plataforma flutuante capaz de se mover pelos oceanos.

Aproveitando a força dos cinco grandes sistemas de correntes marítimas do mundo, o sistema consegue guardar, para posterior recolhimento, até 3.000 metros cúbicos de plástico de cada vez. Isso equivale a uma piscina olímpica.

No lançamento a plataforma deverá limpar uma extensão de cerca de 2.000 metros de oceano.

Ela deverá funcionar “durante, pelo menos, dois anos” e “apanhar o plástico que circula ali antes que ele chegue à costa na ilha de Tsushima”.

De acordo com um comunicado divulgado pelo “The Ocean Cleanup” o início da aplicação prática do sistema “vai representar um marco importante nesta missão de limpeza do plástico que polui os oceanos de todo o mundo”.

“O combate à poluição dos oceanos é um dos maiores desafios ambientais que a Humanidade enfrenta neste momento”, afirma o jovem. “Esta primeira ação vai contribuir para limpar águas e costas, mas é, simultaneamente, um passo essencial no sentido do nosso maior objetivo: limpar a ‘Grande Ilha de Lixo do Pacífico”, diz Boyan Slat.

Segundo o fundador do projeto “The Ocean Cleanup”, que conta com o apoio de uma equipa de 100 cientistas e engenheiros voluntários, a estreia do sistema vai “possibilitar o estudo da sua eficiência e da sua durabilidade ao longo do tempo”.

Com informações do BoasNotícias