Brasileira é finalista de olimpíada de engenharia nuclear

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Brasileira é finalista de olimpíada de engenharia nuclear

Foto: arquivo pessoal
Um jovem estudante brasileira se tornou a única semifinalista do país e das Américas na Nuclear Olympiad.
A competição internacional de engenharia nuclear é promovida pela World Nuclear University (WNU) para premiar alunos de graduação e pós-graduação que apresentem formas de aplicação nuclear que vão além da geração de energia ou combustível. 
Alice Cunha da Silva tem 25 anos e está no
 último ano de engenharia nuclear na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Apesar de focar seus estudos justamente na área de geração de energia e usinas, ela teve a ideia de participar da olimpíada falando sobre medicina nuclear – utilizada em tratamentos contra o câncer, mesma doença de sua avó.

“É uma área grande e interessante que tem salvado vidas e muita gente não sabe disso”, disse à Info.

Segundo Alice, os chamados radiofármacos são remédios que podem ser ingeridos ou inalados pelo paciente e têm a característica de se concentrar em regiões isoladas do corpo.

“Então, com uma câmera especial que detecta radiação, os médicos podem ter uma imagem melhor de alguns órgãos permitindo fornecer um diagnóstico mais preciso da doença”, diz.

A competição
Para participar, a estudante teve que produzir um vídeo de 60 segundos sobre o tema escolhido.

Para chegar até a penúltima fase do concurso, o vídeo de Alice passou por uma triagem com os juízes da World Nuclear University – que analisavam conteúdo, criatividade e relevância do tema – e, depois, foi avaliado pelo número de curtidas no YouTube, plataforma utilizada como base para o concurso.

Curta o vídeo
Agora, a estudante está entre 10 semifinalistas do mundo inteiro e, caso tenha o maior número de curtidas em seu vídeo, passará junto a mais quatro finalistas para a etapa final, que será realizada em 17 de setembro na Agência Internacional de Energia Atômica em Viena, na Áustria.

Para ajudar Alice a chegar em Viena e vencer a olimpíada, clique no botão ‘Gostar’ em seu vídeo no YouTube até esta quinta-feira, 9 de julho, data em que os juízes farão a contagem no número de curtidas.

Assista e curta:

Com informações da Info