Dia Internacional do Homem: 15 de julho

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Dia Internacional do Homem: 15 de julho

Foto: reprodução
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Já deu os parabéns ao seu melhor amigo? Ao seu amor? seu irmão? Ao seu pai?
Ao seu médico, professor, funcionário, ao seu filho?
Sim, hoje é o Dia Internacional do Homem, comemorado no Brasil todo 15 de Julho, desde 1992.
Não é uma data para exaltar a beleza, o machismo, nem para fazer disputas, ou gozações preconceituosas.
É uma comemoração séria: criada para melhorar a saúde dos homens, especialmente dos mais jovens.
Ao contrário das mulheres, que vão periodicamente ao médico, o sexo masculino ainda resiste em fazer, por exemplo, o exame de próstata, por absoluto preconceito e ignorância.
Mas há outros motivos lembrados no Dia Internacional do Homem, como melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens.

É um momento para combater o sexismo – ações e ideias que privilegiam determinado gênero ou orientação sexual – e celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias, no casamento, e na criação dos filhos.

Homem dos novos tempos
Apesar de culturalmente ter que se mostrar o macho da relação, o dono da casa, o durão, o forte, o homem normalmente esconde sua fragilidade, seus medos, seus conflitos internos…

O homem também se sente perdido em seus pensamentos, mas aos poucos está começando a assumir que não é um herói, um super-homem que aguenta todos os trancos.

Talvez esteja aprendendo que é apenas humano, passível de erros, de enganos, de falhas, imperdoáveis antigamente a um macho.

“Um Viva” a esse novo homem, moderno, que se arruma, se perfuma, se cuida… que se aceita independentemente da sexualidade. Que abre a porta do carro para as mulheres, que é gentil, carinhoso, sensível.

E uma salva de palmas para aqueles que são honestos, incorruptíveis, solidários, espiritualizados…. que lutam contra as injustiças.

É esse o homem que pode plantar, cuidar, mudar… transformar a energia desse planeta.

Serviço
Veja os principais exames que os homens devem realizar ao longo da vida:

De 03 e 05 anos – Muitos pediatras avaliam a necessidade de uma possível cirurgia de fimose, entretanto, esse procedimento deverá ser realizado após a avaliação de um urologista ou cirurgião pediátrico.

De 12 aos 18 anos – O urologista e o pediatra são os médicos mais indicados para os meninos para avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais, porem cabe ao urologista a prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), disfunções miccionais (que podem surgir nessa faixa etária) além de orientações e dúvidas sobre a vida sexual masculina.

De 20 aos 49 anos – O homem deve procurar o urologista para manter a prevenção e ou tratamento de DSTs, além de iniciar a prevenção contra o câncer de testículo, que pode surgir nesse período.

De 40/45 anos – Começa um período em que o homem deve ir anualmente ao urologista e ao clinico geral. Para aqueles que possuem histórico familiar, a partir dos 40 anos, podemos iniciar a prevenção contra o câncer de próstata, que é considerado o 3º câncer mais comum em todo o mundo, sendo o principal entre homens. Para aqueles que não possuem histórico familiar, a prevenção pode ter inicio a partir dos 45 anos. Com essa idade, já é possível começar a prevenir outros tipos de doenças realizando exames cardiológicos, de sangue.

Depois dos 50 anos – Além de se manter a prevenção do câncer, o urologista pode auxiliar em problemas comuns nessa faixa etária como o tratamento de crescimento benigno da próstata, problemas na bexiga, rins, prevenção de câncer de intestino, além da prevenção e tratamento de disfunções sexuais. De acordo com o urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer de São Paulo, a maioria dos homens só vai ao médico porque a esposa leva ou então quando sentem algum sintoma.  “Apesar das novas gerações estarem criando um hábito de procurar o urologista com maior frequência que os homens mais idosos, ainda assim, vemos frequentemente casos de doenças avançadas diagnosticadas tardiamente devido à falta do acompanhamento médico preventivo,” explica o especialista.  

Da redação do SóNotíciaBoa