Site ajuda a abrigar em casa refugiados da Síria

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Site ajuda a abrigar em casa refugiados da Síria

Foto: 
Não basta se emocionar ou sentir pena dos refugiados da Síria, que vive uma guerra civil há mais de 2 anos. É preciso agir, fazer algo que possa ajudar essas pessoas.
E 3 jovens da Alemanha fizeram.
Diante do crescente número de refugiados chegando diariamente à Alemanha e a superlotação de abrigos temporários do país, Mareike Geiling, Jonas Kakosche e Golde Ebding, decidiram criar um site para ajudar a abrigar em casa os refugiados.
O Flüchtlinge Willkommen (“Bem-vindos, Refugiados”, em alemão),  já intermediou o aluguel de 80 quatros na Alemanha e recebeu mais de 1,5 mil ofertas de pessoas que desejam acolher os refugiados.
Ele funciona como o popular site Airbnb – mas que, em vez de turistas, é voltado para quem se sentiu obrigado a deixar seu país.


História
O portal surgiu quando três jovens de Berlim decidiram oferecer um quarto vago no seu apartamento.

“Ia fazer intercâmbio no Egito e precisava alugar meu quarto durante esse período. Já acompanhava a situação dos refugiados há algum tempo e tive a ideia de proporcionar uma nova casa a alguém, já que faltam abrigos para quem pede asilo atualmente”, disse Mareike Geiling, uma das fundadoras do site, ao jornal Spiegel Online.

Seus colegas de apartamento, Jonas Kakosche e Golde Ebding, aprovaram a proposta, e os três recolheram doações com amigos e familiares para bancar o aluguel do quarto.

Em duas semanas, já tinham o suficiente para seis meses de aluguel. Bastou, então, encontrar o novo morador.

“Um amigo nos apresentou ao Bakary, um ourives que fugiu do Mali e vivia nas ruas de Berlim. No mesmo dia, ele se mudou para o nosso apartamento”, contou Geiling.

A experiência deu certo, e em novembro eles desenvolveram um site para que amigos pudessem fazer o mesmo.

O Flüchtlinge Willkommen acabou se tornando a primeira plataforma online de aluguel de quartos do tipo.

A iniciativa já tem adeptos também na Áustria, onde o projeto foi lançado em janeiro passado.
Pelo site austríaco, já foram intermediados mais de 40 quartos.

Como
O processo para quem deseja disponibilizar um quarto é simples.
Primeiro, é preciso preencher um formulário no site sobre o apartamento e seus moradores.

A partir de então, parceiros locais procuram refugiados que mais se adaptam ao perfil do grupo e intermediam o contato. Se ambos concordarem, o quarto é alugado.

O aluguel pode ser pago de diferentes formas. Muitas vezes, é usado o auxílio mensal para moradia oferecido pelos governos de Estados alemães para refugiados em situação legal.

O valor do benefício varia conforme o tamanho e a região do apartamento.

Os criadores do Flüchtlinge Willkommen também sugerem o sistema de financiamento coletivo, em que cidadãos podem fazer microdoações para pagar a estadia.

É possível ajudar com pequenas atitudes, ou não?

Com informações da BBC