Asfalto poroso suga água depressa: evita enchente

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Asfalto poroso suga água depressa: evita enchente
Foto: Tarmac/Youtube

Imagine um asfalto permeável, capaz de sugar centenas de litros de água em menos de um minuto e, com isso, evitar poças, enchentes e inundações.

Para provar que isso é possível, a empresa Tarmac, que desenvolveu o produto, fez um vídeo mostrando como age o concreto permeável TopMix. (assista abaixo)

Na gravação, 4 mil litros de água são jogados no meio de um estacionamento e o líquido desaparece em apenas 60 segundos.

A ideia da empresa é usar o TopMix para combater enchentes em áreas urbanas pavimentadas e ajudar a combater poças em estradas, calçadas e ciclovias.

Composição
Ele funciona por ter uma camada permeável de concreto na parte de cima, que permite que a água seja drenada através de uma matriz de grandes seixos, em uma base solta debaixo de entulhos.

Canais de drenagem incorporados no entulho ajudam a aumentar a quantidade de água sugada.

A empresa diz que além de contribuir para combater enchentes em áreas urbanas, o TopMix pode ajudar a reduzir o aquecimento das pistas em tempo quente.

“Durante os períodos de aumento das temperaturas, com precipitação intensa, a água armazenada dentro do sistema evapora criando um efeito de resfriamento que reduz as temperaturas da superfície.”

O conceito de concreto permeável já existe há quase 60 anos.

https://youtu.be/-iJP7DFt6AU

Com informações do DailyMail