Banana verde faz bem para intestino e emagrece

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Banana verde faz bem para intestino e emagrece
Foto: Thinkstock

Pouca gente sabe, mas banana verde é melhor do que banana madura.

Rica em potássio, magnésio, ferro, zinco, vitaminas A, C e do complexo B, a banana é um superalimento, mesmo de quem quer perder peso.

Apesar de ser fonte de carboidratos, a fruta é capaz de aumentar a sensação de saciedade, diminuir a gordura abdominal e auxiliar na prevenção de doenças cardíacas.

O problema é que à medida que amadurece, o amido da banana é convertido em açúcar, por isso, quando madura, ela é um alimento de alto valor energético.

Mas se a fruta for consumida ainda verde isso muda!

A banana verde cozida, contém mais amido resistente do que a madura, um nutriente que não é digerido ou absorvido pelo intestino grosso, mas fermentado, processo que resulta na formação de substâncias que auxiliam a saúde intestinal.

“O amido resistente favorece a integridade da mucosa, contribuindo para a correta absorção dos nutrientes e impedindo a entrada de invasores. Com esta barreira, é possível prevenir diarreias, obstipação e até o câncer”, explica a nutricionista da clínica Super Healthy, Paola Moreira.

Se não bastassem todos os benefícios para o intestino, a banana verde apresenta baixo índice glicêmico, ou seja, distribui o açúcar lentamente pelo corpo evitando picos de insulina e contribuindo para a sensação de saciedade. Isso significa que ela é uma grande aliada para quem quer emagrecer de forma saudável.

“Graças ao valor reduzido do índice glicêmico, a banana verde ainda é capaz de prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e o acúmulo de gordura corporal, além de atuar na redução do colesterol e, desta forma, auxiliar na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração”, afirma a especialista.

A farinha de banana verde é uma forma de consumir todos os benefícios que a fruta traz ao organismo. Ela é encontrada em lojas de produtos naturais e é uma boa substituição à farinha de trigo.

Com informações do BolsaDeMulher