Brasileiros são ouro na Olimpíada de Astronomia

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileiros são ouro na Olimpíada de Astronomia

Os estudantes que representaram o Brasil na VII Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) nos deram motivo para muito orgulho.

Eles trouxeram 5 medalhas: 4 de ouro e uma de prata.

O desempenho dos alunos brasileiros fez com que o país ficasse em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, marcando o melhor desempenho do Brasil na história da competição.

Realizado entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro em duas cidades, Rio de Janeiro e Barra do Piraí, o evento reuniu 38 alunos de oito países da América Latina.

Para poder participar da competição, os estudantes tiveram primeiro de se classificar em olimpíadas nacionais de astronomia e astronáutica em seus respectivos países.

Preparação

Em preparação para a OLAA, a equipe brasileira estudou com especialistas no Observatório Abrahão de Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP) e do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Brazópolis, em Minas Gerais.

A olimpíada teve três etapas: teoria, prática e reconhecimento do céu – que, por sua vez, variavam entre individual e em grupo (que podiam ser multinacionais).

Além disso, os alunos participaram de uma competição de lançamento de foguetes.

Com informações da Galileu