Jovem adestra cães de rua: facilita adoção

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Jovem adestra cães de rua: facilita adoção
Foto: arquivo pessoal

Um jovem teve uma ideia interessante para facilitar a adoção de animais abandonados.

O adestrador Esdras Andrade, de 19 anos, ensina pequenos truques para que os cãezinhos chamem a atenção de futuros donos.

“Um animal sem raça não chama a atenção de possíveis donos. Porém, se ele souber truques de adestramento pode fazer sucesso e ganhar um lar com mais facilidade. Além disso, grande parte dos cães de rua apresenta problemas comportamentais devido aos traumas do abandono ou maus tratos, que são superados com aulas de adestramento”, explicou ao G1.

Ele mantém 30 cães em seu abrigo na Vila Tatuetuba, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

História

Esdras conta que seu amor pelos animais começou aos 8 anos de idade quando levou 13 cães para casa.

“Como toda criança de 8 anos, eu ainda não tinha noção dos custos para manter tantos animais, e meu pai arcava com as despesas sozinho. Aos 13 me tornei adestrador e com o dinheiro que eu ganho com o trabalho, além da ajuda dos meus clientes, continuo meu trabalho de resgate nas ruas”, disse.

Agora Esdras é o responsável pelo abrigo escola “CãoMorada” que busca recolher, amparar, vacinar, castrar, adestrar e encaminhar um animal abandonado para a adoção responsável.

Veja como ele ensina os animais em um vídeo na página do abrigo no Facebook.

Os custos para manter o abrigo vão além de ração, limpeza e vacinas. Alguns animais precisam de cuidados veterinários especiais.

Por isso, o jovem viu que há urgência de encontrar novos lares para os cães abandonados. Para ajudar, Esdras faz campanhas nas redes sociais.

Novo lar
Há cerca de 8 meses, a casa da promotora de vendas Shirlaine de Souza adotou Kiara, no abrigo de Esdras.

A cadela que tem traços de labrador e golden tem aproximadamente 5 anos de idade e já obedece comandos como sentar e deitar.

“Eu já tenho um cão que está bem velhinho e agora Kiara é minha nova companheira. Sinto-me mais segura com ela em casa. Ela é calma, dócil e muito obediente. Os cães de rua no início até estranham quando fazemos carinhos, porque não estão acostumados, mas são muito fiéis e companheiros”, disse a promotora de vendas.

Shirlaine conheceu o trabalho de Esdras pela internet e ficou sensibilizada com a possibilidade dele fechar o abrigo, por falta de recursos, o que a motivou ainda mais a adotar um dos cães retirados das ruas.

“Só tenho a agradecer a ele, pois Kiara veio em um momento muito difícil da minha vida e trouxe alegria para a casa”, disse.

Com informações do G1