Idosa de 76 anos faz Enem pela 7ª vez: não desiste

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Idosa de 76 anos faz Enem pela 7ª vez: não desiste
Foto: Fernando Brito/G1

Otimismo e persistência!

A aposentada Osmarina Duarte de Sousa, de 76 anos, participou de novo do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, no último fim de semana.

Foi a sétima vez que ela tentou e fez a maratona de provas sem desanimar.

A aposentada, que mora no bairro Deus Quer, na Zona Sudeste da capital do Piauí, esbanja descontração.

Além das aulas no turno da noite, ela divide os afazeres de casa e aproveita o tempo livre para revisar os conteúdos. É comum, segundo ela, ficar até tarde da noite estudando.

História

Osmarina Duarte foi alfabetizada quando tinha 60 anos e vê no Enem uma porta para um futuro melhor.

Ela conta que seu sonho sempre foi entrar na faculdade e que não tira da cabeça o desejo e a vontade de ser professora de geografia.

“Eu era analfabeta. Trabalhei por muito tempo na roça com meus pais e não tive tempo para estudar como hoje os jovens têm. Vim morar no Piauí, terminei os estudos e aqui continuo me preparando para o vestibular. Meu sonho é esse, entrar na faculdade, e estou muito confiante de que vou conseguir esse ano, e se conseguir ficarei muito feliz”, disse ao G1.

Questionada se sua história de determinação, por estar focada nos estudos, serve de exemplo para outros estudantes, ela foi modesta.

“Existem muitas pessoas que têm maior facilidade em aprender, tirar boas pontuações no Enem, e passar. Já outras, como eu (risos), têm dificuldade. O tempo e a idade não voltam mais. Quanto mais você puder aproveitar para estudar, melhor. Quando vai passando o tempo você vai perdendo o pique e tudo fica perdido. É preciso que os jovens se preocupem com os estudos”, contou dando conta que não para porque precisa exercitar a mente.

Com informações do G1