App ajuda a detectar antes o câncer de pele: via celular

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para App ajuda a detectar antes o câncer de pele: via celular
Foto: divulgação

Um novo aplicativo promete ajudar as pessoas a ter um diagnóstico para o câncer de pele, fornecendo uma ‘classificação de risco’ para casos de melanona, com precisão de 83%.

Chamado de SkinVision, o app australiano permite, através de fotos normais, tiradas pela câmera do celular, avaliar o risco. A tentativa é para aumentar a detecção precoce da doença.

O aplicativo usa um algoritmo para análise da lesão com base na geometria fractal.

Ele fornece uma ‘classificação de risco’ e recomendação posterior, com a foto podendo ser enviada para análise, diretamente ao médico particular do usuário.

Papel do médico

O presidente da SkinVision, Dick Uyttewaal, disse que o app não irá substituir um profissional médico, e sim, permitir um maior controle dos usuários com os cuidados de sua pele.

“Manchas ou lesões podem ser verificadas regularmente para ajudar na detecção e prevenção de melanoma e câncer de pele em fase inicial”, disse ele.

Casos

Em média, dois em cada três australianos são diagnosticados com câncer de pele aos 70 anos. A doença é responsável por 80% de todos os novos diagnósticos de câncer a cada ano.

O aplicativo permite aos usuários detectar partes do tecido potencialmente cancerígenas, ainda em estágio inicial, aumentando suas chances de sucesso do tratamento.

Uma nova pesquisa da Cancer Council revelou que as queimaduras solares sem proteção mais perigosas em adultos acontecem em casa, durante atividades como jardinagem, leitura, ou tarefas habituais.

Piqueniques e churrascos também estão entre as queimaduras solares mais perigosas, juntamente com dias de uso de piscinas e idas à praia em horários de pico.

Essas atividades que envolvem água são a causa de 29% das queimaduras solares em adultos.

Com informações do JornalCiência