Paris ganha 1º mercado totalmente sem embalagens

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Paris ganha 1º mercado totalmente sem embalagens
Foto: Divulgação/Biocoop

Já pensou na quantidade de lixo que deixaríamos de produzir – e também no montante de dinheiro que economizaríamos – se toda vez que fossemos ao mercado, comprar um shampoo, detergente ou biscoito, levássemos nossas próprias embalagens?

A capital francesa prova que isso é possível e acaba de ganhar seu primeiro supermercado totalmente sem embalagens, como já aconteceu em Berlim, na Alemanha.

Batizado de Biocoop 21, uma homenagem à COP 21 (21ª Conferência de Clima da ONU que acontece neste ano), o supermercado não possui sequer uma bandejinha de isopor ou insulfilm plástico para embalar os produtos. Tudo lá é vendido a granel.

Para fazer compras, é preciso trazer de casa suas próprias embalagens – o que também barateia os produtos.

Para os mais esquecidos (ou, então, para aqueles que não planejavam parar no mercado), o Biocoop 21 oferece frascos de vidro e sacolas reutilizáveis feitas de algodão orgânico, entre outras embalagens para carregar as compras.

A loja vende cerca de 250 tipos de produtos – entre eles pães, frutas, legumes, massas, arroz, iogurte, manteiga e queijo. Tudo orgânico e, em sua maioria, fabricado por produtores locais.

Aberta desde o início de novembro, a loja já tem data certa para fechar: 30 de dezembro.

É que, por enquanto, o Biocoop 21 é uma experiência. Mas, se fizer sucesso, a marca de produtos orgânicos Biocoop promete reabrir a loja e até ampliá-la.

Assista ao vídeo da iniciativa, em francês:

Youtube tumbnail video

Com informações do TheGreenestPost