Cientistas criam bactéria que freia a obesidade

Imagem de capa para Cientistas criam bactéria que freia a obesidade
Foto: olly / Fotolia

Cientistas criaram um microorganismo que pode impedir a obesidade: ele envia sinais para o cérebro, freia o apetite e evita o ganho de peso.

A boa nova vem dos EUA.

Os cientistas criaram uma bactéria, mutante da Escherichia coli, que faz parte da nossa flora intestinal e costuma ser inofensiva.

Eles colocaram um gene a mais na E.coli.

Graças a isso, ela ganhou um poder: fabricar N-acilfosfatidiletanolamina. Esse hormônio de nome complicado normalmente é produzido pelo corpo humano, e tem uma função simples: indicar ao cérebro que a pessoa comeu o suficiente. Ele freia o apetite.

A pesquisa

Um grupo de ratos de laboratório recebeu a superbactéria, misturada com água.

Os bichinhos tinham alimentação à vontade, podiam comer o quanto quisessem. Mas, depois de oito semanas, algo impressionante aconteceu.

“Os níveis de obesidade caíram”, diz o biólogo Sean Davies, líder do estudo.

Os ratos não engordaram; eles haviam perdido peso.

Tudo porque a bactéria mutante se instalou no organismo deles e começou a produzir o tal hormônio, tirando a vontade de comer em excesso.

Depois que os bichos pararam de receber a E.coli modificada, o efeito durou mais quatro semanas. Não houve efeitos colaterais.

Agora, os pesquisadores querem testar a descoberta em humanos. Se ela funcionar, será possível criar uma bebida probiótica (tipo Activia ou Yakult) contendo a tal bactéria – que as pessoas beberiam para emagrecer.

Hoje no mundo em que 30% da população – 2,1 bilhões de pessoas- estão acima do peso.

Com informações da Superinteressante