Pizza de panetone: aprenda como fazer

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pizza de panetone: aprenda como fazer
Foto: Pizza de Panetone/Divulgação

Por Andréa Fassina, da Redação do SóNotíciaBoa

Tá sem ideia de sobremesa do fim de ano?

Uma dica diferente é servir pizza sem deixar de lado o tradicional panetone.

O chef Ronaldo Ayres, conhecido como Sr. Pizza e criador do CTP- Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas no Brasil – desenvolveu uma receita especial de Pizza de Panetone, para transformar a tradição de Natal em uma deliciosa sobremesa.

Pizza de Panetone

Ingredientes
Massa:
1 kg de farinha de trigo
300 g massa de panetone
5 g de fermento biológico seco
50 g açúcar
50 ml de óleo de girassol
690 ml de água gelada

Cobertura de cada pizza:
300 g creme de confeiteiro
1/2 litro de leite
150 g frutas cristalizadas
150 g uvas passas
Cerejas, pêssego e frutas em calda

Modo de preparo:
Em uma batedeira, misture a farinha de trigo com a massa de panetone e o fermento por 1 minuto. Acrescente água gelada e o óleo de girassol e bata por mais 10 minutos. Separe a massa em bolinhas de 350 gramas e coloque em vasilhas untadas com óleo, tampe e deixe descansar por, no mínimo, 30 minutos. Abra as bolinhas em discos de 35 cm. Pré-asse a massa por aproximadamente 4 minutos em 280°C no forno convencional. Reserve. Leve ao fogo o leite e o creme de confeiteiro e mexa até engrossar. Acrescente as frutas e cubra a massa com o creme. Leve novamente ao forno por 2 minutos a 280ºC. Decore com frutas em calda.

Rendimento: 5 massas de pizza.

História do Senhor Pizza

Ronaldo Ayres, conhecido como Senhor Pizza, começou a trajetória profissional com nove anos, lavando pratos numa pizzaria. Pela idade, poucas eram as oportunidades e raros os que proporcionavam ao garoto uma chance.

“Em um dia, um dos pizzaiolos ficou doente e o outro faltou. Bateu um desespero na dona da pizzaria. Vendo a situação, me candidatei para ajudar e ela aceitou.

A vontade era tanta que dei conta do recado. A partir dai, comecei a me dedicar a cursos e palestras, procurando conhecimento”, conta.

Em 1981, já como consultor, Ayres fez curso no Senac e abriu a própria pizzaria. Não deu certo – segundo ele, por falta de mão-de-obra qualificada – e decidiu seguir prestando serviços para outras casas.

Com larga experiência, Ayres criou o Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas do Brasil para aprimorar o setor, inovar cardápios, criar produtos e, principalmente, formar mão-de-obra especializada.

“Procuramos transmitir o que há de melhor e de novo no mercado. É um centro especializado, onde são formados os maiores chefes do Brasil e do exterior”, explica.

Conheça mais sobre o chef no site http://senhorpizza.com.br