Menino de abrigo ganha prêmio em Olimpíada de Matemática

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Menino de abrigo ganha prêmio em Olimpíada de Matemática

Um adolescente de 13 anos, que vive desde março em uma casa de acolhimento para meninos em Florianópolis, ganhou prêmio na Olimpíada de Matemática.

João* aceitou o convite da escola estadual em que estuda para fazer a prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no mês de abril.

Agora em dezembro ele foi um dos medalhistas de bronze da competição.

“Eu gosto de desafio, quando vejo um problema fico insistindo até conseguir resolver, conta o jovem.

História

Com a mesma naturalidade que resolve os problemas de matemática, ele explica que a morte do pai, em 2010, e os transtornos psiquiátricos da mãe levaram ele e o irmão de 14 anos à situação de acolhimento.

Mesmo assim, ele não teve seu rendimento escolar prejudicado.

O menino conta que sempre foi bom bem na escola, mas a matemática nunca foi sua matéria preferida.

“Na escola eu sempre gostei de ciências, geografia e biologia, mas ia normal em matemática. Agora eu gosto muito de tecnologia, de jogos para construir coisas. Alguns conteúdos de matemática eu vejo que vou usar muito na vida, na profissão que eu quero”, explica.

Planos

De férias da escola, João já está com a matrícula confirmada para o 8º ano e diz que pretende participar novamente da competição.

Enquanto isso, se distrai com seus jogos de computador e com seu novo vício, o filme Star Wars, que já assistiu três vezes no cinema.

João ainda não sabe quando vai buscar a medalha e o certificado no Rio de Janeiro, mas a notícia de que a premiação inclui uma vaga no 11º PIC – Programa de Iniciação Científica Jr – em 2016, animou o menino.

No PIC, ele participará de encontros online e presenciais para ampliar seu conhecimento, além de receber uma bolsa mensal do CNPq, material didático, alimentação e transporte.

* o nome do adolescente foi trocado para preservar a identidade e evitar o preconceito.

Com informações  do ClicRBS