2 cidades cancelaram queima de fogos: respeito animal

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 2 cidades cancelaram queima de fogos: respeito animal
Fotos: SnB|Foto: Talena Sanders / Getty Images

As cidades de Castilho e Penápolis, no noroeste de São Paulo, não tiveram a tradicional queima de fogos de artifício no réveillon, como já havíamos adiantado no SóNotíciaBoa aqui.

O cancelamento foi para evitar o sofrimento de cachorros e gatos, mas a crise econômica também pesou na decisão dos prefeitos tucanos das duas cidades.

“As duas coisas pesaram, mas a parte econômica pesou muito mais. Cães e gatos sofrem muito e têm a audição afetada. Eles se assustam com o barulho (dos fogos) e ficam loucos, procurando um lugar para se esconder”, diz Marco Apolinário, assessor de Imprensa da prefeitura de Castilho.

Segundo ele, a cidade, de 20 mil habitantes, tem mais de seis mil cachorros e quase 2,8 mil gatos.

Com o cancelamento, Castilho economizou em torno de R$ 12 mil.

“Vamos aplicar esse dinheiro em outras áreas, como a Saúde”, afirmou o assessor.

Antes de tomar a medida, a Prefeitura ouviu a população e a Associação Protetora dos Animais de Castilho (Apaca).

“A Apaca lembrou que a queima de fogos causa grande prejuízo aos animais, como danos na audição. Também levamos em consideração o apoio de 80% da população”, concluiu o assessor.

A operadora de caixa Iara Dias da Silva, de 24 anos, é a favor do cancelamento. “Tenho uma gata que peguei na rua, ela se assusta com o barulho dos fogos e se esconde. Percebo que a minha gatinha sofre muito”, explicou.

Penápolis

Também para evitar que os cachorros e os gatos ficassem estressados, a cidade de Penápolis seguiu o exemplo de Castilho e não teve fogos na passagem do ano.

Em nota, a prefeitura justificou que o cancelamento é em “respeito aos animais” e que “o barulho dos fogos de artifício causa grande dor aos animais e prejudica sua audição”.

A queda na arrecadação também pesou na decisão.

A ordem é priorizar outras áreas, como a Saúde.

A nota também lembra que “pedidos da comunidade e entidades” foram decisivos para não soltar fogos no réveillon.

Com informações do Estadão