Jovem de 15 anos passa no difícil vestibular do ITA

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Jovem de 15 anos passa no difícil vestibular do ITA
Foto: arquivo/pessoal

O nome dele é Victor Raniery Silva de Holanda.

O adolescente de 15 anos, nascido no Rio Grande do Norte está de malas prontas e vai se mudar para São Paulo este mês.

Ele foi aprovado na primeira tentativa do vestibular do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica – ITA –  considerado um dos mais difíceis e concorridos do país.

O resultado saiu na semana passada: “Por enquanto eu penso apenas em me dedicar a engenharia e estudar bastante. Não consigo visualizar em que vou trabalhar com certeza, são muitas possibilidades”, disse ao G1.

Segundo o estudante, o interesse por estudar engenharia surgiu durante uma mostra de profissões, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Eles apresentaram as profissões de forma bastante superficial, mas fiquei interessado principalmente por engenharia mecânica. Meu pai então foi pesquisar sobre cursos de engenharia no país e me falou sobre o ITA. Quando vi a qualidade dos laboratórios, do curso e dos profissionais que eles formam, decidiu que ia tentar”, disse.

Quanto à escolha pelo curso de mecânica-aeronáutica, Victor confessa que a inspiração também surgiu a partir de um projeto que conheceu na UFRN. “Eu fiquei interessado pelo projeto ‘carcará’, onde os estudantes constroem aviões e participam de competições. Foi aí que eu decidi por seguir nesse ramo mais específico da engenharia”, explicou.

Prodígio
Para concluir o ensino médio e ser aprovado com 15 anos em um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, Victor teve uma pequena ajuda da Justiça. O estudante conseguiu o direito de pular o 9º ano do ensino fundamental após ser aprovado na prova do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

De acordo com o pai de Victor, Volney Teixeira de Holanda, o aluno já se destacava no ensino fundamental. “Ele sempre recebeu certificados como aluno destaque na escola, até que quando ele estava no 8º ano do ensino fundamental (antiga 7ª série), ele pediu para fazer a prova para o IFRN e passou”, contou o pai.

Segundo Volney, que trabalha na área jurídica, foi a partir desta aprovação que o filho conseguiu na Justiça o direito de cursar o ensino médio antes de concluir o ensino fundamental. “Entramos com uma ação na Justiça para ele assumir a vaga. Victor teve que fazer uma prova com cerca de 280 questões, salvo engano ele acertou por volta de 260. Foi aí que ele conquistou o certificado e assumiu a vaga”, disse Volney.

O aluno ainda cursou o 1º e o 2º ano do ensino médio no IFRN antes de decidir que queria cursar o ITA. Foi quando o pai decidiu transferí-lo para uma escola particular de Natal. “Ele já fazia cursinho no turno contrário à aula. Quando decidiu que queria o ITA, conversei com o professor dele e resolvi tranferí-lo para a escola para que ele pudesse se preparar”, finalizou.

Preparação
De acordo com o estudante, a preparação para a prova foi intensificada nos últimos dois meses. “Como durante a tarde eu tinha aula, eu estudava por conta própria sempre pelas manhãs. Mas faltando dois meses para a prova, sabendo de como ela é concorrida, eu passei a estudar durante às noites. Nos fins de semana estudava de acordo com o que eu achava necessário, ou seja, bastante”, explicou Victor.

Com informações do G1