África Ocidental está livre do ebola, anuncia OMS

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para África Ocidental está livre do ebola, anuncia OMS
Foto: Dominique Faget/AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da epidemia de ebola no oeste da África.

O anúncio foi feito depois que a Libéria, o último país afetado, foi confirmado livre da doença.

“Hoje, a Organização Mundial da Saúde declara o fim da epidemia de Ebola na Libéria e afirma que todas as cadeias conhecidas de transmissão na África Ocidental cessaram”, anunciou a OMS.

O anúncio ocorre dois anos e um mês depois do início da epidemia. O surto no Oeste da África foi o mais letal desde a identificação do vírus há 40 anos.

Foram 28 mil casos e pelo menos 11.000 mortos.

História

A epidemia de ebola no oeste da África começou em dezembro de 2013, na Guiné, quando uma criança de dois anos foi infectada, muito provavelmente após brincar com um morcego morto que era hospedeiro natural da doença.

Por meses, o vírus foi transmitido sem chamar a atenção das autoridades, levando a morte por onde passava. No segundo semestre de 2014, o surto explodiu.

Ao todo, o ebola atingiu dez países: ultrapassou as fronteiras africanas e chegou à Europa e Estados Unidos.

Porém, a maioria dos casos se concentrou no oeste africano: Guiné, Serra Leoa e Libéria.

Nesta quinta-feira (13), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que se passaram 42 dias desde o último contágio da doença na Libéria.

O país chegou a ser declarado zona livre de ebola em maio, mas focos de pessoas infectadas foram encontrados duas vezes em áreas rurais do país, em julho e e em setembro.

“A OMS parabeniza o governo e o povo da LIbéria pela reação efetiva a essa emergência do ebola”, afirmou Alex Gasasira, representante da OMS no país.

A entidade diz que, apesar de ter sido declarado o fim da epidemia, é provável que ressurgências isoladas ocorram.

Com informações do G1