Guerra contra o mosquito: Bombeiros fazem faxina na Esplanada

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Guerra contra o mosquito: Bombeiros fazem faxina na Esplanada
Fotos: José Cruz/Agência Brasil|

Brasília dá exemplo para todo o País. Uma faxina feita nesta sexta-feira na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, descobriu que  o inimigo morava ao lado.

O que isso tem de notícia boa? Serve para mostrar que a faxina deve ser feita por todos nós, porque os focos do mosquito podem estar nos lugares menos esperados.

Foram encontrados focos do Aedes Aegypti em vários locais, entre eles embaixo da tubulação de gás do Panteão da Pátria, monumento que fica praticamente em frente ao Palácio do Planalto, pertinho do gabinete da presidência da república.

Mais focos na água parada de bueiros entupidos, ao lado dos prédios da Esplanada dos Ministérios.

Cada canto do centro da capital foi vistoriado. A ação envolveu 25 bombeiros: “Eventualmente, a gente acha algum copinho largado, entendeu?”, disse o tenente Vicente, do Corpo de Bombeiros.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Agenda do faxina

Esta foi a primeira de muitas ações integradas que o governo programou para mostrar que está fazendo sua parte no combate ao mosquito que transmite a dengue, a febre Chikungunya e o vírus Zika, que vem sendo ligado aos crescentes casos de microcefalia em todo o país.

Dia 4 de fevereiro, a faxina será em todos os hospitais que atendem pacientes do SUS.

No dia 13, após o Carnaval, 220 mil militares vão visitar o máximo possível de casas de norte a sul do país para conscientizar a população.

Em seguida 266 mil agentes comunitários de saúde, 70 mil agentes de combate a endemias e 50 mil soldados do Exército entrarão na guerra contra o mosquito.

“Isso vai ser ser um trabalho contínuo. O combate ao mosquito tem de ser permanente e ininterrupto, disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

As geradoras de energia também vão ajudar no trabalho. As contas de luz vão trazer dicas para combater o Aedes Aegypti e os funcionários que fazem a leitura dos relógios, serão treinados para identificar focos de mosquitos.

Com informações da Band